Moto elétrica Dafra: a marca quer fornecer tecnologia no Brasil!
Documento mostra que a montadora obteve licença para começar a produzir tal tecnologia. Em nota oficial a marca diz que ainda não tem previsão para produzir motos elétricas em larga escala.
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Um pouco da marca
A Dafra Motos foi criada em 2007 com o conceito de “CKD”, que traz peças dos fabricantes asiáticos Loncin, Lifan e Zongshen para Manaus, Brasil, para montagem, e tem uma fábrica lá.
A Dafra já produzia motocicletas BMW através de uma parceria com a marca alemã, mas em 2016, a parceria terminou e a BMW passou a produzir suas próprias motocicletas. Também tem parceria com a italiana MV Agusta para produzir e vender motocicletas no Brasil desde 2011. No entanto, a parceria terminou em 2015, transferindo as operações para a subsidiária brasileira da marca.
Para atender o mercado interno, a Dafra construiu uma fábrica na Zona Industrial de Manaus, abrangendo uma área de 170 mil metros quadrados e uma área de construção de 35 mil metros quadrados. Atualmente, a fábrica tem mais de 500 funcionários e uma capacidade de produção anual de 200.000 motocicletas.
No início da produção, a maioria dos componentes era importada da China, mas após cortar os laços com fornecedores, a Dafra começou a procurar novos parceiros. Atualmente, tem produção com a Indiana TVS Motor Company (a terceira maior fabricante de motocicletas da Índia), Haojue (fabricante de motocicletas da China – Suzuki), Taiwan SYM Motors, Daelim da Coréia do Sul, KTM austríaca e fabricante italiana de motocicletas esportivas de luxo Ducati e parcerias de distribuição.

Moto elétrica Dafra
Do ponto de vista estratégico, seria interessante que a empresa utilizasse sua rede de distribuição no Brasil para concorrer com marcas como Voltz, Watts, Shineray e Riba (Super Soco).
Embora não haja definição para isso, podemos analisar quais e-bikes podem pertencer ao portfólio da Dafra. Mais recentemente, a empresa disse que planeja expandir os modelos que obtém de seus parceiros TVS e SYM. Como a homologação da Suframa indica a categoria do patinete, a empresa está autorizada a produzir veículos elétricos urbanos, como patinetes.
Por exemplo, na Índia, a TVS tem uma interessante linha de bonde iQube. São pequenas scooters ágeis que podem viajar a cerca de 80 km/h, tem autonomia de 100 a 140 km, painéis digitais e espaço para capacete sob o assento.
Do lado do SYM, por sua vez, vemos uma variedade de modelos elétricos, mas não tão modernos quanto o iQube: como o eX’Pro, Fiddle Electric e Mio Electric. Por exemplo, o Fiddle é uma opção clássica de aparência elétrica. O modelo pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. A Dafra já vendeu uma versão do Fiddle no Brasil no passado, mas funciona com gasolina.
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