O motor do carro tem mais desgaste em dias quentes? Fato ou Fake?
Motor do carro sofre mais desgaste em dias quentes? Especialista responde, veja tudo o que foi falado sobre este fato extremamente curioso!
O engenheiro Eduardo Tomanik, da SAE Brasil, esclarece dúvida sobre o desgaste do motor do carro em dias quentes. Segundo ele, se a manutenção do veículo estiver em dia, não há desgaste maior no motor. Isso acontece porque o motor já trabalha com altas temperaturas em seu funcionamento normal.

As peças do motor atingem temperaturas elevadas, chegando a 90°C ou mais. Portanto, as altas temperaturas em dias quentes não afetam o motor de forma relevante, a não ser pela ligeira queda no rendimento devido à baixa densidade do ar quente.
Entenda a Peste Negra dos motores a diesel!
Contudo, é crucial lembrar da manutenção preventiva para prolongar a vida útil do motor. Trocar regularmente o óleo é fundamental para manter suas propriedades lubrificantes e evitar atritos entre as peças móveis do motor.
Além disso, outros componentes do carro, como vidros e plásticos expostos frequentemente ao sol, podem envelhecer mais rapidamente. No entanto, isso não afeta o motor do veículo.
Vale ressaltar que a manutenção preventiva é primordial para garantir o bom funcionamento do motor, mesmo em dias quentes. Portanto, a resposta para a pergunta “o motor do carro tem maior desgaste em dias quentes?” é que não, desde que a manutenção preventiva esteja em dia.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
