Hyundai Creta se Destaca com Novo Motor de 193 cv!

O Hyundai Creta, lançado em janeiro de 2017, chegou ao mercado em meio à competitividade acirrada de modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Utilizando a plataforma do sedã Elantra, o SUV começou sua trajetória com motores 1.6 e 2.0, ambos aspirados, oferecendo uma experiência de direção alinhada à proposta do modelo, além de amplo espaço interno, graças ao seu entre-eixos de 2,59 metros.

Traseira do Hyundai Creta.
Hyundai Creta / Foto: Reprodução

Com a chegada da segunda geração em 2021, o Creta enfrentou críticas em relação ao design, que gerou controvérsias entre os consumidores. No entanto, essa nova versão trouxe melhorias significativas, como a introdução do motor tricilíndrico 1.0 turboflex, que gera 120 cv e 17,5 kgfm, além do motor 2.0 Smartstream aspirado, com 167 cv e 20,5 kgfm.

Agora, visando se manter relevante no competitivo mercado de SUVs, o Hyundai Creta passou por uma reformulação completa, abrangendo desde o visual até a tecnologia embarcada. O objetivo é repetir o sucesso do ano anterior, quando o modelo liderou as vendas no varejo em todas as categorias.

Principais Alterações no Hyundai Creta

As mudanças no Hyundai Creta, cujo nome é uma referência à ilha grega de Creta, começam pela nova estética, que adota linhas menos controversas em relação à versão anterior. O design segue a nova linguagem visual da Hyundai, já vista em modelos como o Ioniq 5 e o Palisade, com este último tendo um preço inicial de R$ 449.990.

A nova grade do radiador em Black Piano e a adição do novo logotipo da montadora conferem uma aparência renovada ao SUV. Uma faixa de LED atravessa a parte dianteira, enquanto as luzes de direção possuem um funcionamento sequencial. Os para-choques, tanto frontal quanto traseiro, foram completamente reformulados, e os novos vincos na carroceria criam um jogo de luz e sombra mais pronunciado em comparação ao modelo anterior. Essa abordagem horizontal foi também aplicada na traseira, resultando em um visual mais equilibrado e sofisticado. O design lembra o de um carro-conceito, complementado por novas opções de rodas de 16, 17 ou 18 polegadas. As lanternas traseiras também possuem setas sequenciais, e a luz de marcha à ré foi reposicionada para a parte inferior do para-choque, similar ao que foi feito no HB20 hatch.

Hyundai Creta 2025 estacionado na rua.
Hyundai Creta 2025 / Foto: Reprodução

Com medidas de 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura (incluindo as barras longitudinais no teto) e 2,61 m de entre-eixos, o novo Hyundai Creta proporciona um espaço interno confortável para até cinco ocupantes. Para efeito de comparação, o Jeep Renegade possui 4,26 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas, um critério decisivo para muitos compradores de SUVs, oferece 422 litros de capacidade, superando o do Renegade (385 litros) e ficando a apenas dez litros abaixo do Nissan Kicks (432 litros).

Interior Transformado

Ao entrar na cabine do novo Hyundai Creta, é possível notar uma evolução significativa na qualidade dos materiais utilizados. A disposição dos comandos é ergonômica, e a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, garantindo conforto e facilidade de uso. O uso de bons materiais e uma área envidraçada ampla contribuem para uma excelente visibilidade. Os bancos são confortáveis, e nas versões Platinum (R$ 172.690), N Line (R$ 182.090) e Ultimate (R$ 187.890), o banco do motorista é ventilado. O painel de instrumentos é totalmente digital, com 10,25 polegadas, e está integrado ao sistema multimídia, que também possui 10,25 polegadas, proporcionando um ambiente mais sofisticado.

Os materiais utilizados variam entre opções de toque suave e combinações de cores internas, como preto, preto e marrom, e cinza claro com cinza escuro, além de uma versão com interior escurecido e costuras vermelhas na opção N Line. Os passageiros traseiros desfrutam de bom espaço para pernas e joelhos, beneficiados pelo entre-eixos generoso e pelas saídas de ar dedicadas.

Experiência ao Volante do Novo Hyundai Creta

O Hyundai Creta sempre foi reconhecido por sua dirigibilidade e desempenho dinâmico, características que foram mantidas no modelo 2025, testadas em um circuito no interior de São Paulo. A grande novidade sob o capô é o novo motor de quatro cilindros 1.6 turbo, que opera em conjunto com uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas, oferecendo 193 cv e 20 kgfm, consumindo apenas gasolina.

Nos primeiros metros de condução, é fácil perceber a vivacidade desse novo conjunto mecânico, que responde rapidamente ao toque do acelerador. O SUV demonstra agilidade desde os giros mais baixos, beneficiado pela eficiência da transmissão de dupla embreagem. As trocas de marcha são ágeis, tanto em acelerações quanto em reduções, mantendo a rotação constante.

Com uma potência que supera a do Jeep Renegade (185 cv com etanol), o novo Hyundai Creta apresenta uma relação peso-potência de 7,02 kg/cv. Segundo dados do fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 7,8 segundos, com uma velocidade máxima de 210 km/h.

Traseira do Hyundai Creta 2025.
Hyundai Creta 2025 / Foto: Reprodução

Além da versão com motor 1.6 turbo, o Creta ainda está disponível com o motor tricilíndrico 1.0, que gera 120 cv e 17,5 kgfm (etanol/gasolina), enquanto os motores 1.6 naturalmente aspirado e 2.0 foram descontinuados. O ajuste dinâmico do Creta permite que ele entre nas curvas com mínima inclinação da carroceria. As suspensões utilizam uma arquitetura McPherson na frente e um eixo de torção na traseira, garantindo que a dianteira responda com facilidade. O contato com o solo é assegurado por rodas de 18 polegadas, equipadas com pneus 215/55 na versão Ultimate.

Mesmo em rotações elevadas, acima de 4.500 rpm, o isolamento acústico eficaz mantém a cabine livre do ruído do motor. O Creta oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport, que ajustam diversos parâmetros do SUV, como a resposta do motor, da transmissão e da direção, selecionados por meio de um seletor giratório próximo à alavanca de câmbio.

No modo Eco, as reações são mais contidas, focando na suavidade e eficiência. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Hyundai Creta apresenta médias de consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, funcionando exclusivamente com gasolina. No modo Normal, é possível sentir uma mudança na rigidez do volante, enquanto no modo Sport, o SUV se torna mais responsivo, com a transmissão operando de forma mais ágil. O volante se torna mais firme, mas ainda confortável.

Durante frenagens intensas, o Hyundai Creta não tende a mergulhar ou oscilar, mantendo-se estável mesmo em situações de emergência. Os discos de freio ventilados na frente e sólidos atrás estão bem calibrados para o propósito do veículo.

Recursos de Segurança e Assistência

Em caso de imprevistos, o Creta conta com um pacote abrangente de assistentes de segurança, incluindo uma câmera para monitoramento de pontos cegos, frenagem autônoma que ajuda a evitar colisões frontais com pedestres, veículos e ciclistas, além de assistentes para manutenção e centralização na faixa, e um detector de fadiga. A lista de recursos ainda inclui farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, controlador de velocidade adaptativo, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Dianteira do Hyundai Creta 2025.
Hyundai Creta 2025 / Foto: Reprodução

Considerações Finais

Desde seu lançamento, o Hyundai Creta se destacou pela combinação de espaço interno e dirigibilidade. Com as melhorias implementadas, ele mantém sua posição entre os SUVs compactos favoritos dos brasileiros. Com um design mais dinâmico e menos controverso, o Hyundai Creta continua a ser uma opção competitiva no mercado. Os preços para o novo Hyundai Creta variam entre R$ 141.890 e R$ 187.890, o que deve garantir sua popularidade entre os consumidores por um bom tempo.

5/5 - (1 votos)

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Ram Dakota 2026: primeiras imagens revelam interior e versão top

A Ram Dakota 2026 começa a ser revelada e a primeira surpresa está no interior….

Gabriel Schmoller
Notícias Chevrolet apresenta Tracker Caramelo como uma edição única

O Chevrolet Tracker ganhou uma edição que une emoção, cultura e solidariedade. Inspirado no icônico…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra 5 SUVs que custam o mesmo que o Tracker RS e surpreendem!

O mercado de SUVs compactos oferece opções diversificadas para diferentes perfis de consumidores. Entre eles,…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault vai trazer o novo Twingo elétrico: confira as novidades

A Renault está pronta para reacender a nostalgia dos anos 1990 com o lançamento do…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross tem seu consumo revelado: veja e se impressione

A divulgação antecipada dos consumos do Toyota Yaris Cross agitou o mercado automotivo no Brasil:…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário