Motor Flex completa 20 anos de idade: veja evoluções desde o seu lançamento

O primeiro carro a receber o sistema de motor Flex foi o Volkswagen Gol Power 1.6 Total Flex, que foi lançado no dia 23 de março de 2003, tornando-se o primeiro carro à venda no Brasil com o sistema, e agora ele completa 40 milhões de unidades produzidas. Confira muito mais sobre agora!

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Motor Flex completa 20 anos de idade

Como já mencionado, agora no dia 23 de março, o motor Flex completa seus 20 anos de mercado, e com ele vem um acumulado de 40 milhões de motores acoplados com o sistema, sendo que o primeiro a apresentar essa novidade foi o Volkswagen Gol Power 1.6 Total Flex 2003.

O funcionamento desta tecnologia foi possível graças ao uso da injeção eletrônica, e todo o esforço proposto e fornecido pela Bosch e Marelli. Vale destacar que a ideia de um motor Flexível em si foi criada nos EUA em 1996.

Atualmente os sistemas de combustão Flex, são representados por 83% dos veículos vendidos no mercado, os outros 17% são distribuídos entre modelos totalmente a gasolina, diesel e híbridos eletrificados. O uso do etanol pode ser um dos grandes frutos para tornar o mundo automobilístico menos poluente e mais sustentável.

Foto de um Volkswagen Gol Total Flex. Motor Flex.
Gol Total Flex, com motor Flex Total. Foto: Divulgação.

Confira muito mais sobre o Gol 2023

Mesmo que os europeus consigam reduzir as emissões de CO2 em sua matriz de geração de eletricidade até 2035 e exigir que todos os novos carros vendidos sejam elétricos, no Brasil, um híbrido flex comum com bateria pequena e barata abastecido com etanol seria suficiente para superá-los.

Enquanto na Europa, os carros elétricos emitem cerca de 35 g de CO2 por quilômetro, no Brasil, o valor é de 29 g de CO2 por quilômetro. Um automóvel 100% a gasolina emite cerca de 135 g de CO2 por quilômetro, sendo um pouco menos no Brasil, já que a gasolina aqui contém 27% de etanol anidro.

No entanto, ainda existem desafios a serem superados para aumentar a produção de etanol no país. No entanto, o Brasil possui quatro condições únicas e inigualáveis: extensão territorial, terras cultiváveis, sol e água. Dessa forma, o país pode esperar que os preços dos carros elétricos caiam até se tornarem competitivos sem precisar impor metas.

E aí o que vocês acharam dessas informações? Sabia que a Volkswagen foi pioneira do sistema híbrido? Deixe a sua opinião logo abaixo e acesse o nosso portal Agora Motor!

Quem foi a pioneira do sistema de motor flex no Brasil?

A pioneira foi a Volkswagen.

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Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
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