Diminui o número de motoristas habilitados para caminhões: 1,2 milhão a menos que em 2015
Um estudo realizado em parceria entre o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontou uma queda de 1,67% no número de motoristas habilitados com CNH categoria C, responsáveis por dirigir caminhões no Brasil, em relação ao ano anterior.
O resultado indica que existem atualmente 4,3 milhões de motoristas habilitados nessa categoria, enquanto em 2015 o número era de 5,6 milhões, representando uma diminuição de 1,2 milhão de motoristas habilitados em sete anos.
De acordo com o estudo, a queda na quantidade de motoristas habilitados é ainda mais pronunciada no estado de São Paulo, onde houve uma redução de 8,9% entre 2017 e 2018, apesar de ser o estado com a maior frota do país. Uma das possíveis razões para essa diminuição é a baixa remuneração dos motoristas e a falta de estrutura adequada para trabalhar.

Os caminhoneiros precisam trabalhar até treze horas por dia para ter uma renda mensal em torno de R$ 4 mil, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Esse valor está abaixo do necessário quando se levam em consideração os custos com manutenção do veículo e desvalorização recorrente do frete. Outra questão importante é que o diesel representa até cinquenta por cento dos gastos mensais com o caminhão, sendo o item que mais inflacionou nos últimos dois anos.
Essa situação tem afastado muitos jovens do trabalho, o que tem levado à escassez de novos motoristas interessados na categoria C. A categoria C permite aos motoristas dirigir veículos de carga não articulados, como caminhões toco ou trucados com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. É possível aos condutores migrarem para as categorias posteriores D e E, que permitem dirigir caminhões pesados, carretas e ônibus.
Segundo o Portal do Trânsito, a diminuição da quantidade de motoristas habilitados para a categoria C pode gerar impactos negativos na economia nacional, já que o transporte rodoviário é um dos principais modais utilizados para movimentação de cargas no Brasil. É necessário tomar medidas para solucionar esses problemas e tornar a profissão mais atrativa para novos interessados.
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