Motos elétricas crescem 878%, Strada lidera e Pulse cai! Veja todos os números!
O alto preço da gasolina contribui com este grande aumento em busca de motos elétricas. Já nos modelos de carros à combustão o Pulse despencou, Tracker surpreende e Strada e HB20 estão no topo. Veja os detalhes dos modelos e números finais.
O estrito bloqueio imposto a Xangai, devido à crise causada pela pandemia fez com que tem mais de 26 milhões de habitantes, foi particularmente prejudicial para o setor. Com o fechamento do maior porto de carga do mundo, houve um enorme “engarrafamento” na região asiática, afetando inúmeras indústrias.
Com o fim do bloqueio, o porto de Xangai retomou as operações e corre para reduzir a fila de mais de 300 navios que aguardam para continuar navegando. Enquanto isso, outros portos da região estão lutando para atender à demanda, com um contêiner da China para os EUA levando 74 dias (o dobro da média pré-pandemia), segundo a RBC.
Guia do Conteúdo
Motos Elétricas
O presidente da Fenabrave, Andretta Jr, disse que a tendência está se estabilizando porque não há motivos para oferta ou demanda crescerem. Mas poderia ser pior, ele sugeriu: “Esta estabilidade já é desejável dado o ano muito incerto que estamos passando”.
A boa notícia é que os modelos híbridos e elétricos vêm consolidando o crescimento, que cresceu 57,5% de janeiro a maio em relação ao mesmo período de 2021. Com 16.393 modelos elétricos já saindo das concessionárias este ano, esse número é baixo, admite a Fenabrave, mas tem veiculado tendências de consumo.
O presidente da agência também destacou a explosão de placas de motos elétricas, com 3.062 veículos elétricos de duas rodas circulando nas ruas de janeiro a maio. Comparado ao mesmo período de 2021, trata-se de um aumento de 878%, mas ainda de apenas 0,59% do total.
Um dos motivos pelos quais a Fenabrave aposta que “2022 será um grande ano” para o segmento é o aumento dos preços dos combustíveis e a crescente demanda por delivery via aplicativos.

Modelos à combustão
De acordo com uma atualização divulgada, os registros de veículos novos ficaram em 338.440 unidades, entre sedãs e comerciais leves (principalmente picapes e vans).
As vendas por modelo também foram divulgadas, sem grandes surpresas. A Fiat Strada é novamente o carro mais vendido no Brasil com 11.532 emplacamentos. Em segundo lugar está o Hyundai HB20, líder em carros com 9.634 unidades.
Conheça as novidades e atualizações do mundo automotivo. Acesse o Agora Motor.
