Multas por uso de celular ao volante: veja crescimento e valor

As multas por uso de celular ao volante tiveram um crescimento de 160% em São Paulo, apenas no primeiro semestre deste ano, cerca de 140.451 infrações foram contabilizadas pelo DETRAN – SP, nos primeiros seis meses de 2022, onde em 2021, os números marcaram apenas 53.964.

As infrações por condutores que estão manuseando, utilizando ou apenas segurando o celular ao conduzir um veículo, equivalem a cerca de 77,7% das infrações registradas em todo o estado de São Paulo, sendo que 109.121 pessoas foram notificadas com multa.

Pessoa usando celular ao conduzir veículo
Uso de celular ao volante. Foto: Pexels

Atualmente, o índice de infrações representa cerca de 12,5% das multas aplicadas e todo o Estado, pelo departamento de trânsito, no primeiro semestre deste ano, onde em 2018, o índice era de 6,1%, em 2019, 6,5%, em 2020 foi de 7,4% e em 2021, 6,9%. Sendo assim, o salto é notável e preocupante.

Multas por uso de celular ao volante – Riscos envolvidos

Segundo o diretor – presidente do Detran de São Paulo, Sr. Neto Mascellani Neto, é preciso que os motoristas percebam que, assim como ingerir bebida alcoólica, o uso de telefone celular não combina com direção. Para um trânsito mais seguro, é necessário o engajamento de todos. Isso, pois segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – o uso do aparelho móvel, aumenta em cerca de 400% o risco de acidentes.

Valor da multa

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB – a multa pelo uso de aparelho celular, ao dirigir, é classificada como uma infração gravíssima e resulta no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

A infração, pode ser combinada a outra, que se refere a condução de um veículo, sem as duas mãos no volante, o que resulta em uma multa de R$ 130,16 e cinco pontos na CNH.

Policial aplicando multas por uso de celular ao volante
Multas por uso de celular ao volante. Foto: Pexels

Sendo assim, é perceptível os riscos que o uso indevido do celular pode causar a um condutor, além da multa, o ocasionamento de um acidente, sendo assim, as infrações são necessárias, principalmente pelo notável aumento no índice de multas aplicadas!

E aí, qual a sua opinião?

Interaja com a nossa equipe do Agora Motor e nos fale qual a sua opinião referente ao tema de multas por uso de celular. Vote em nossas estrelinhas, seu ponto de vista é essencial para que possamos sempre trazer novas notícias para você, leitor!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário