Mustang movido à hidrogênio pode surgir como opção de motor ecológico
Uma patente requerida pela Ford de um motor movido à Hidrogênio pode ser a solução que a marca encontrou para manter o forte motor V8 no Mustang. A marca busca opções além da energia elétrica para compor seus veículos, principalmente o supercarro da marca.
O documento foi flagrado pelo site Muscle Cars and Trucks e sugere que essa pode ser uma das opções da marca para equipar seus modelos com motor V8, principalmente o muscle car Mustang.
Os documentos mostram um propulsor movido a combustão de hidrogênio que, além de utilizar um turbocompressor, também pode injetar combustível diretamente. A solução pode ter como objetivo evitar o problema de pré-detonação comum em propulsores de hidrogênio.
Guia do Conteúdo
Intenção da Ford para o motor do Mustang

O documento encontrado pelo site não mostra um motor acabado, mas detalha como a Ford planeja misturar ar e combustível de maneira controlada e precisa para maximizar a eficiência. Para isso, existe um sistema de recirculação dos gases de escape totalmente variável, que ajuda a controlar a entrada de ar na câmara de combustão.
Mesmo sem revelar muitos detalhes sobre a possibilidade de uso do motor, é possível que ele tenha uma versão V8. Com isso, a Ford poderá manter essa configuração de motor clássica em seus modelos, mas oferecer opções tão ecológicas quanto os veículos elétricos. Afinal, os motores a hidrogênio só emitem vapor d’água no escapamento.
É muito cedo para dizer que os motores serão usados e que este é o futuro dos motores de combustão interna. No entanto, a Ford parece estar planejando pelo menos dar a esses motores uma segunda chance, mas com combustível completamente limpo.
Buscando soluções e alternativas
A marca busca opções e soluções de combustíveis com as mesmas características e desempenho do combustível à combustão, porém, busca alternativas tão boas quanto à energia elétrica, e menos poluentes. A Ford possui projeto de eletrificar o Mustang, o que causou certa revolta dos amantes do V8 clássico, assim fazendo o modelo perder a essência.
O Hidrogênio pode ser a solução para esse problema. Visto que o combustível emite apenas vapor de ar, algo inofensivo para o meio ambiente. Porém, tudo isso não passa de apenas uma patente da Ford. Mas algo deve acontecer nos próximos meses.
Continue acompanhando o Agora Motor que noticiaremos se algo for descoberto!