Não há modelos pequenos com pontuação superior em teste de colisão mais resistente IIHS
O Instituto de Segurança Viária para Seguro Automotivo realizou testes rigorosos de colisão frontal moderada em cinco carros pequenos, e nenhum deles conseguiu receber a classificação máxima do instituto, que é “Bom”. De acordo com o presidente do IIHS, David Harkey, todos os carros pequenos testados apresentaram problemas com o cinto de segurança traseiro. O dummy traseiro ‘submarinou’ sob o cinto de segurança, fazendo com que o cinto subisse sobre o abdômen e aumentando o risco de ferimentos internos.
O IIHS modificou seu teste de colisão frontal moderada para incluir um segundo dummy no banco traseiro atrás do motorista. Para obter as melhores notas na avaliação, os sensores em ambos os ocupantes precisam demonstrar que estariam seguros em caso de acidente. O teste atualizado de colisão frontal moderada foi necessário porque estudos mostraram que os passageiros traseiros eram menos seguros do que os ocupantes da frente.

Guia do Conteúdo
Avaliação dos Carros Testados
Os resultados dos testes mostraram que os cinco carros pequenos não receberam a classificação “Bom”. A tabela abaixo mostra os veículos testados e suas pontuações, conforme as classificações IIHS: “Bom”, “Aceitável”, “Marginal” e “Ruim”.
| Modelo | Pontuação Geral | Pontuação Restrição e Cinemática do Motorista | Pontuação Restrição e Cinemática do Passageiro Traseiro |
|---|---|---|---|
| 2022-23 Honda Civic Sedan | Aceitável | Bom | Ruim |
| 2023 Toyota Corolla Sedan | Aceitável | Bom | Ruim |
| 2022-23 Kia Forte | Ruim | Bom | Ruim |
| 2022-23 Nissan Sentra | Ruim | Bom | Ruim |
| 2022-23 Subaru Crosstrek | Ruim | Bom | Ruim |
Nos três veículos com pontuação “Ruim”, as medições dos sensores do dummy traseiro indicaram um risco moderado ou alto de lesões na cabeça, pescoço ou peito. Em março deste ano, o IIHS submeteu 13 SUVs médios a essa avaliação. Apenas quatro deles receberam a classificação “Bom”: o Ford Explorer 2022-2023, o Ford Mustang Mach-E 2021-2023, o Subaru Ascent 2022-2023 e o Tesla Model Y 2022-2023. Em dezembro de 2022, o instituto avaliou 15 SUVs pequenos. Apenas dois deles receberam notas “Bom”: o Ford Escape 2022-23 (construído após maio de 2022) e o Volvo XC40 2021-23.
O IIHS continua empenhado em fornecer informações importantes para ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas sobre seus carros. É importante destacar que este teste específico destaca a necessidade de melhorias na segurança dos passageiros traseiros em carros pequenos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
