Como a Nissan criou o melhor sistema de tração integral do mundo?
A fama do Nissan Skyline GT-R como um carro de alto desempenho e design agressivo é inegável. Mas a excelência que o tornou icônico foi fruto de inspiração em outros carros, como o Porsche 959.
O Porsche 959 foi um dos carros mais caros do mundo em seu tempo, com valores que variavam entre cerca de $225.000 a pouco mais de $600.000 em dinheiro atual. A Nissan, no entanto, adquiriu um exemplar para fins de referência.

A principal característica do 959 era seu sistema de tração nas quatro rodas, que a Porsche desejava aprimorar além do estabelecido pelo Audi Quattro. O resultado foi uma embreagem multi-discos localizada entre a caixa de câmbio e o diferencial dianteiro que controlava quanto torque era enviado para cada eixo.
Com conceitos semelhantes, a Nissan desenvolveu seu próprio sistema ATTESA ET-S (Advanced Total Traction Engineering System for All terrains and Electronic Torque Split), que também utilizava sensores eletrônicos para monitorar as condições da estrada e ajustar automaticamente a distribuição de torque entre os dois eixos. Essa tecnologia, combinada com outras inovações, como a direção traseira ativa HICAS, permitiu que o Skyline GT-R se tornasse um carro de corrida altamente eficiente, com destaque para suas habilidades em curvas fechadas e capacidade de manter a estabilidade em altas velocidades.
Guia do Conteúdo
Um carro lendário
A revista britânica Car testou o GT-R em Nürburgring e ressaltou suas habilidades excepcionais. Embora tenha levado algum tempo para desenvolver essas inovações, a Nissan conseguiu criar um carro de alto desempenho que se tornou lendário entre os entusiastas de carros esportivos. Com suas tecnologias avançadas, o Skyline GT-R continua sendo uma das maiores realizações da Nissan em termos de engenharia e design automotivo.
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