No Brasil são vendidas mais motos que na Europa? Veja comparativo!
O mercado de motocicletas no Brasil vem apresentando um significativo aumento na produção. De acordo com dados divulgados pela Abraciclo, nos primeiros quatro meses de 2023, houve um crescimento de 16,8% na produção em relação ao ano anterior. A Fenabrave também divulgou dados que mostram um aumento expressivo de 29,9% na comercialização de novas motocicletas emplacadas no Brasil no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Motos (ACEM), houve um acréscimo de 15,5% na comercialização de novas motocicletas nos cinco maiores mercados da Europa: Itália, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido. O total de vendas na Europa foi de 253.859 motocicletas novas, enquanto no Brasil foram emplacadas mais de 357 mil unidades no mesmo período.
Considerando os números do último ano completo disponível, a diferença entre os dois mercados é ainda maior. Em 2022, foram emplacadas no Brasil 1.362.129 novas motos, enquanto nos principais países da Europa o total foi de 950.400, uma diferença de cerca de 43%.

Apesar da comparação, é importante destacar que o crescimento dos dois mercados tem sido bastante diferente, influenciado pelas realidades locais. Enquanto a Europa cresceu menos de 1% em relação ao ano anterior, o mercado brasileiro teve um aumento de 17,7% no mesmo período.
Vale lembrar também que o mercado de motos chinês é gigantesco e pode ser considerado comparativamente ainda mais expressivo do que o brasileiro ou europeu. Mesmo com uma queda nas vendas ao longo de onze meses em 2022 (-9%), a produção chegou a incríveis 15,1 milhões de unidades.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
