Tire suas dúvidas sobre a nova CNH que vai começar a valer em junho
Começa valer dia 1° de junho de 2022 a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que vai substituir a carteira atual. Porém, não vai ser obrigatório fazer a troca, vão apenas novas emissões.
A troca vai se feito pouco a pouco, conforme as pessoas forem fazendo a solicitação para renovação ou para fazer a segunda via.
Guia do Conteúdo
O que vai mudar?
A nova CNH vai conter uma tabela com os veículos em que o condutor poderá dirigir, abaixo da tabela das categorias vai ter um quadro de observações, onde vai ser informado as restrições médicas, e também se o condutor executa alguma atividade remunerada.
No documento também vai constar se o documento é provisória (concedida para os novos condutores). Que vai ser possível identificar com um marcação com a letra “P” no canto superior direito, ou se ela é definitiva, identificada pela tela “D”.
Um outra mudança é que a carteira de habilitação do Brasil, vai se aproximar dos padrões internacionais, com as suas informações impressas em português, inglês e francês.
A nova habilitação também vai ter mais padrões de segurança, para evitar falsificações, como, por exemplo, o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressões reativas a luz ultravioleta.
O QR Code, vai permanecer impresso no verso da nova CNH. Esse QR Code, faz com que o condutor tenha acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), através do aplicativo. A nova CNH, pode ser enviada de forma física ou digital.
Exigência para tirar a CNH
Continuam as mesmas exigências para poder tirar a Carteira de Habilitação. O interessado deve se submeter a testes de aptidão física, psicológicas e também a aulas teóricas, com duração de 45 horas/aula, seguida de uma prova e também o teste prático.

Quais é o limite de pontos da nova CNH?
O limite de pontos também permanece o mesmo, são de 40 pontos, porém a quantidade de pontos para perder a carteira temporariamente pode diminuir de acordo com a quantidade de multas gravíssimas acumuladas pelo motorista nos últimos 12 meses.
- 40 pontos para quem não tiver infrações gravíssimas
- 30 pontos para quem tiver uma infração gravíssima
- 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações gravíssimas
Com relação aos motoristas profissionais, a suspensão ocorre quando o motorista alcançar 40 potos fixos, isso é independente da infração.
O limite de pontos excedido, pode levar a suspensão da CNH por até um ano, ou dependendo a restrição pode chegar até dois anos e além de ter que pagar as multas.
E a CNH, só pode ser devolvida para o condutor depois do fim da penalidade e do curso de reciclagem, que é obrigatório.
Receba todos os dias notícias relevantes do mundo automobilístico, acesse o Agora Motor o portal de notícias e artigos do mundo dos motores.
