Nova Ram Dakota chega ao Brasil e surpreende em tudo, menos no preço
A Ram finalmente apresentou ao público brasileiro a nova Dakota, modelo que chega para ocupar um espaço que faltava na linha da marca entre a Rampage e a robusta 1500. A estratégia da Stellantis mira justamente o segmento de picapes médias, dominado por modelos como a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. A Dakota desembarca por aqui inicialmente em duas versões, Warlock e Laramie, embora a marca ainda mantenha em sigilo os valores de lançamento.
A aposta da Ram é oferecer uma proposta competitiva com boa capacidade de carga, dimensões generosas, equipamentos modernos e um visual mais imponente que o da Fiat Titano, modelo na qual a Dakota é baseada. Mesmo com muitas semelhanças mecânicas e estruturais, a caminhonete recebeu ajustes de estilo e acabamento que a diferenciam dentro da família Stellantis. Assim, a marca tenta criar uma identidade própria que dialogue com consumidores que buscam robustez, mas desejam algo mais refinado que uma picape de entrada.

Guia do Conteúdo
Mecânica compartilhada
A Dakota utiliza exatamente o mesmo conjunto mecânico que aparece em outros modelos do grupo, incluindo Fiat Titano, Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Commander. Trata-se do conhecido motor turbodiesel 2.2 de quatro cilindros, capaz de entregar 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Esse propulsor já se mostrou eficiente em diferentes contextos, oferecendo força em baixas rotações e consumo equilibrado para o porte da picape.
O câmbio automático de oito marchas é o mesmo presente em outros veículos da Stellantis, garantindo trocas suaves e boa resposta para o uso urbano ou em estradas. Além disso, a Dakota sempre conta com tração 4×4, reforçando a proposta de robustez e de capacidade para enfrentar terrenos irregulares. A escolha dessa configuração mecânica não é novidade, mas mantém a proposta da marca de simplificar a produção e reduzir custos, enquanto oferece tecnologia consolidada.
Estilo e visual
Um dos pontos que mais chama atenção na Dakota é o seu visual, que combina elementos de diferentes modelos sem perder a identidade da marca. A dianteira adota uma grade ampla em formato trapezoidal, mais aberta que a dos outros modelos da família, criando uma impressão de força e imponência. Os faróis estreitos e em LED, com projetor, dão um toque moderno e reforçam a assinatura visual da Ram.
Nas laterais, o parentesco com a Fiat Titano fica evidente não apenas pelo formato da carroceria, mas também pelas maçanetas grandes, que fazem parte do design pensado originalmente para o modelo italiano. Já a traseira mistura características conhecidas com detalhes próprios: as lanternas seguem o formato da Titano, mas têm elementos internos exclusivos. A tampa da caçamba traz o nome Ram em destaque, reforçando o apelo visual e a personalidade da caminhonete dentro da linha.
Interior renovado
Por dentro, a Dakota surpreende ao abandonar completamente o interior dos modelos Fiat para adotar o projeto da chinesa Changan Hunter, também parceira da Stellantis em algumas frentes. O painel é revestido em material que simula couro, enquanto o couro natural aparece parcialmente nos bancos, elevando a sensação de refinamento da cabine.
O painel de instrumentos digital tem 7 polegadas, oferecendo leitura clara e direta. Já a central multimídia de 12,3 polegadas não apenas domina o painel, mas também se conecta visualmente à peça digital, criando uma sensação de continuidade. É uma abordagem que combina modernidade e ergonomia, sem exageros, e que também ajuda a diferenciar o modelo de outros veículos estruturados sobre a mesma plataforma.
Duas opções
A Stellantis decidiu iniciar as vendas com as versões Warlock e Laramie. A Dakota Warlock segue uma linha mais esportiva, inspirada nas variantes Rebel da Rampage e da 1500, mas sem abusar da agressividade. Ela traz detalhes escurecidos na carroceria, santantônio tubular e rodas cinzas de 17 polegadas, compondo um visual de robustez que se destaca sem exagerar no acabamento externo.
A versão Laramie é voltada ao público que busca mais elegância. Ela exibe grade cromada, retrovisores e emblemas com acabamento brilhante e rodas de 18 polegadas em cinza. Os para-lamas têm a cor da carroceria, diferente da Warlock, que os apresenta escurecidos. Pequenos detalhes no para-choque dianteiro também ajudam a distinguir a configuração mais sofisticada, criando uma aparência consistente com o posicionamento premium da versão.
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Itens de série
A Ram ainda não divulgou a lista completa de equipamentos da Dakota, mas já confirmou parte dos itens que estarão presentes nas duas versões de lançamento. Ambas chegam com seis airbags, freios traseiros a disco, alerta de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e carregador por indução. A presença das câmeras 360 graus, incluindo função que simula a visão do veículo transparente, reforça o pacote tecnológico.
Além disso, a caminhonete conta com faróis full-LED com acionamento automático, luzes de neblina também em LED, protetor de caçamba, capota marítima, amortecedor na tampa traseira, assistente de descida e bloqueio de diferencial traseiro. É um conjunto robusto, pensado para entregar praticidade no uso urbano e suporte adequado em situações de trabalho ou trilhas moderadas.
Medidas e capacidades
A Dakota impressiona pelos números relacionados ao porte e à capacidade de trabalho. A caçamba comporta até 1.020 kg e possui 1.210 litros de volume, garantindo espaço suficiente para diferentes demandas, desde cargas mais pesadas até equipamentos de lazer. O reboque permitido chega a 3.500 kg, colocando o modelo no mesmo patamar de concorrentes consolidados do segmento.
As medidas também reforçam o visual imponente: são 5,35 m de comprimento, 1,82 m de altura, 1,88 m de largura e entre-eixos de 3,18 m. Esses números ajudam a justificar o bom comportamento em terrenos mais acidentados, especialmente quando combinados aos 31,7 cm de altura livre do solo. Os ângulos de ataque, saída e transposição permitem condução segura fora do asfalto com 28, 27 e 24 graus, respectivamente.
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