Nova Ram Dakota chega ao Brasil e surpreende em tudo, menos no preço

A Ram finalmente apresentou ao público brasileiro a nova Dakota, modelo que chega para ocupar um espaço que faltava na linha da marca entre a Rampage e a robusta 1500. A estratégia da Stellantis mira justamente o segmento de picapes médias, dominado por modelos como a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. A Dakota desembarca por aqui inicialmente em duas versões, Warlock e Laramie, embora a marca ainda mantenha em sigilo os valores de lançamento.

A aposta da Ram é oferecer uma proposta competitiva com boa capacidade de carga, dimensões generosas, equipamentos modernos e um visual mais imponente que o da Fiat Titano, modelo na qual a Dakota é baseada. Mesmo com muitas semelhanças mecânicas e estruturais, a caminhonete recebeu ajustes de estilo e acabamento que a diferenciam dentro da família Stellantis. Assim, a marca tenta criar uma identidade própria que dialogue com consumidores que buscam robustez, mas desejam algo mais refinado que uma picape de entrada.

Nova Ram Dakota com os faróis acesos.

Mecânica compartilhada

A Dakota utiliza exatamente o mesmo conjunto mecânico que aparece em outros modelos do grupo, incluindo Fiat Titano, Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Commander. Trata-se do conhecido motor turbodiesel 2.2 de quatro cilindros, capaz de entregar 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Esse propulsor já se mostrou eficiente em diferentes contextos, oferecendo força em baixas rotações e consumo equilibrado para o porte da picape.

O câmbio automático de oito marchas é o mesmo presente em outros veículos da Stellantis, garantindo trocas suaves e boa resposta para o uso urbano ou em estradas. Além disso, a Dakota sempre conta com tração 4×4, reforçando a proposta de robustez e de capacidade para enfrentar terrenos irregulares. A escolha dessa configuração mecânica não é novidade, mas mantém a proposta da marca de simplificar a produção e reduzir custos, enquanto oferece tecnologia consolidada.

Estilo e visual

Um dos pontos que mais chama atenção na Dakota é o seu visual, que combina elementos de diferentes modelos sem perder a identidade da marca. A dianteira adota uma grade ampla em formato trapezoidal, mais aberta que a dos outros modelos da família, criando uma impressão de força e imponência. Os faróis estreitos e em LED, com projetor, dão um toque moderno e reforçam a assinatura visual da Ram.

Nas laterais, o parentesco com a Fiat Titano fica evidente não apenas pelo formato da carroceria, mas também pelas maçanetas grandes, que fazem parte do design pensado originalmente para o modelo italiano. Já a traseira mistura características conhecidas com detalhes próprios: as lanternas seguem o formato da Titano, mas têm elementos internos exclusivos. A tampa da caçamba traz o nome Ram em destaque, reforçando o apelo visual e a personalidade da caminhonete dentro da linha.

Interior renovado

Por dentro, a Dakota surpreende ao abandonar completamente o interior dos modelos Fiat para adotar o projeto da chinesa Changan Hunter, também parceira da Stellantis em algumas frentes. O painel é revestido em material que simula couro, enquanto o couro natural aparece parcialmente nos bancos, elevando a sensação de refinamento da cabine.

O painel de instrumentos digital tem 7 polegadas, oferecendo leitura clara e direta. Já a central multimídia de 12,3 polegadas não apenas domina o painel, mas também se conecta visualmente à peça digital, criando uma sensação de continuidade. É uma abordagem que combina modernidade e ergonomia, sem exageros, e que também ajuda a diferenciar o modelo de outros veículos estruturados sobre a mesma plataforma.

Duas opções

A Stellantis decidiu iniciar as vendas com as versões Warlock e Laramie. A Dakota Warlock segue uma linha mais esportiva, inspirada nas variantes Rebel da Rampage e da 1500, mas sem abusar da agressividade. Ela traz detalhes escurecidos na carroceria, santantônio tubular e rodas cinzas de 17 polegadas, compondo um visual de robustez que se destaca sem exagerar no acabamento externo.

A versão Laramie é voltada ao público que busca mais elegância. Ela exibe grade cromada, retrovisores e emblemas com acabamento brilhante e rodas de 18 polegadas em cinza. Os para-lamas têm a cor da carroceria, diferente da Warlock, que os apresenta escurecidos. Pequenos detalhes no para-choque dianteiro também ajudam a distinguir a configuração mais sofisticada, criando uma aparência consistente com o posicionamento premium da versão.

Confira também: O detalhe esquecido que pode tirar seu carro da rua e render multa pesada

Itens de série

A Ram ainda não divulgou a lista completa de equipamentos da Dakota, mas já confirmou parte dos itens que estarão presentes nas duas versões de lançamento. Ambas chegam com seis airbags, freios traseiros a disco, alerta de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e carregador por indução. A presença das câmeras 360 graus, incluindo função que simula a visão do veículo transparente, reforça o pacote tecnológico.

Além disso, a caminhonete conta com faróis full-LED com acionamento automático, luzes de neblina também em LED, protetor de caçamba, capota marítima, amortecedor na tampa traseira, assistente de descida e bloqueio de diferencial traseiro. É um conjunto robusto, pensado para entregar praticidade no uso urbano e suporte adequado em situações de trabalho ou trilhas moderadas.

Medidas e capacidades

A Dakota impressiona pelos números relacionados ao porte e à capacidade de trabalho. A caçamba comporta até 1.020 kg e possui 1.210 litros de volume, garantindo espaço suficiente para diferentes demandas, desde cargas mais pesadas até equipamentos de lazer. O reboque permitido chega a 3.500 kg, colocando o modelo no mesmo patamar de concorrentes consolidados do segmento.

As medidas também reforçam o visual imponente: são 5,35 m de comprimento, 1,82 m de altura, 1,88 m de largura e entre-eixos de 3,18 m. Esses números ajudam a justificar o bom comportamento em terrenos mais acidentados, especialmente quando combinados aos 31,7 cm de altura livre do solo. Os ângulos de ataque, saída e transposição permitem condução segura fora do asfalto com 28, 27 e 24 graus, respectivamente.

Acompanhe mais

Se você gosta de acompanhar novidades do mundo automotivo, avaliações, lançamentos e análises completas como esta, continue acompanhando nosso site. Estamos sempre atualizando conteúdos com profundidade, clareza e foco no que realmente importa para quem ama carros.

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Os 12 lançamentos da GWM para 2026 vão mudar o mercado brasileiro

O cenário projetado pela GWM para 2026 mostra uma estratégia ousada e calculada. A marca…

Gabriel Schmoller
Notícias O SUV que promete mudar tudo: o surpreendente Leapmotor C10

O mercado brasileiro de SUVs híbridos acaba de ganhar um modelo que promete mexer profundamente…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat prepara virada com 5 novos modelos até 2030: o que vem por aí surpreende

A Fiat está iniciando uma das maiores renovações já planejadas para sua linha no Brasil….

Gabriel Schmoller
Notícias Queda surpresa no preço do Tracker 2026 muda cenário entre SUVs

A Chevrolet surpreendeu o mercado automotivo ao anunciar uma redução expressiva nos preços do Tracker…

Gabriel Schmoller
Notícias Salão do Automóvel volta com surpresas e modelos inéditos no Brasil

Depois de seis anos fora do calendário, o Salão do Automóvel volta ao centro das…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário