Renault Apresenta Solução Inédita para o Futuro do 4×4 com Motor Elétrico e Sem Cardã!

Em uma revolução tecnológica que promete impactar o mercado automobilístico, a Renault está prestes a ressuscitar as versões 4×4 no Brasil, com um sistema inovador que promete transformar a maneira como encaramos os veículos com tração nas quatro rodas.

Após a retirada do Duster 4×4 em 2020, e com a Oroch 4×4 destinada apenas para exportação, a Renault finalmente trará novamente a tração integral para o mercado nacional.

No entanto, a grande novidade não é apenas o retorno do 4×4, mas sim o uso de um motor elétrico inovador de duas marchas que vai dispensar o tradicional cardã e a caixa reduzida, elementos que sempre marcaram a mecânica das picapes e SUVs 4×4.

A revolução começa com o Renault Boreal, que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2025, e a picape Niagara, que chega em 2026.

Ambos contarão com versões 4×4, mas com um grande diferencial: a tecnologia Dual Speed 48V. Essa inovação vai mudar tudo o que conhecemos sobre sistemas de tração 4×4, trazendo eficiência, leveza e um desempenho impressionante.

Nova tecnologia 4x4 da renault chamada Dual Speed 48v.
Foto: Divulgação/ Renault

A Inovação que Dispensa o Cardã

O segredo por trás dessa revolução é a parceria da Renault com a Valeo, uma empresa francesa que desenvolveu o sistema Dual Speed 48V. Essa tecnologia inovadora utiliza um motor elétrico de 48V instalado no eixo traseiro do veículo, eliminando a necessidade do cardã que tradicionalmente atravessa a carroceria dos modelos 4×4.

Além disso, o sistema vem com um motor elétrico de duas marchas, algo inédito em veículos de tração integral.

Como funciona? O motor elétrico trabalha com uma primeira marcha voltada para a alta velocidade e uma segunda marcha, que funciona como uma caixa de redução. A segunda marcha tem a função de multiplicar a força do motor elétrico, garantindo maior torque para enfrentar obstáculos em terrenos difíceis, como subidas íngremes e estradas de terra.

Essa inovação permite que o veículo ganhe força suficiente para superar obstáculos sem precisar de um sistema de tração convencional com componentes pesados, como o cardã e a caixa reduzida.

Tecnologia para Maior Eficiência e Menor Consumo

Ao contrário dos sistemas 4×4 tradicionais, que afetam o consumo de combustível devido ao peso e à complexidade mecânica, o sistema Dual Speed 48V promete ser mais eficiente.

O motor elétrico não só ajuda a otimizar o consumo de energia em estradas normais, como também oferece um desempenho excepcional quando o carro enfrenta terrenos mais desafiadores.

O mais impressionante é que esse sistema pode até aumentar a eficiência dos veículos, chegando a reduzir o consumo médio em até 4%, com uma redução de 7% no ciclo rodoviário, como demonstrado nos testes da Valeo.

Outro grande benefício dessa tecnologia é a adaptação ao uso de veículos híbridos, como o Renault Boreal e a picape Niagara. O motor elétrico de 48V também pode ser utilizado em carros híbridos leves (MHEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), além de ser perfeitamente compatível com modelos totalmente elétricos.

O sistema ajuda a melhorar a eficiência sem aumentar o peso do veículo, uma vez que o motor elétrico fica localizado no eixo traseiro e não interfere na estrutura do carro.

Nova tecnologia 4x4 da renault chamada Dual Speed 48v.
Foto: Divulgação/ Renault

O Desempenho Surpreendente do Novo 4×4 da Renault

Com esse novo sistema, a Renault será capaz de entregar um desempenho surpreendente. O motor elétrico do Dual Speed 48V oferece um pico de potência de 34 cv e gera até 27 cv constantes por até 10 segundos.

Com a multiplicação da marcha mais baixa, o torque gerado pode chegar a impressionantes 183 kgfm, o que garante uma tração robusta e eficiente em qualquer terreno, sem sobrecarregar o sistema.

Além disso, o motor elétrico também permite o modo “neutro”, que desconecta o motor das rodas, evitando o arrasto e ajudando a manter a eficiência de consumo, especialmente em deslocamentos mais curtos ou em estradas mais suaves.

Isso significa que, ao contrário dos sistemas 4×4 tradicionais, o novo sistema da Renault não irá prejudicar a autonomia dos veículos, trazendo mais economia e desempenho.

Conceito e Expectativas: Boreal e Niagara

O Renault Boreal, que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2025, é um SUV elétrico que chega com grandes expectativas, principalmente no que diz respeito à tração 4×4. Com o novo sistema Dual Speed 48V, o Boreal promete entregar um desempenho excepcional tanto no asfalto quanto no fora de estrada, sem prejudicar a eficiência de consumo de energia.

O modelo será equipado com um motor 1.3 turbo, que terá o auxílio do motor elétrico de 48V para garantir uma tração eficiente e sustentável.

Já a picape Niagara, prevista para 2026, trará a mesma tecnologia revolucionária e deve se tornar uma das grandes apostas da Renault no Brasil. Essa picape será ideal para quem busca um veículo robusto e preparado para o campo, mas que também tenha a eficiência e a conectividade que os consumidores urbanos esperam de um modelo moderno.

Nova tecnologia 4x4 da renault chamada Dual Speed 48v.
Foto: Divulgação/ Renault

O Futuro da Tração nas Quatro Rodas

O lançamento desses modelos representa mais do que o retorno da tração 4×4 da Renault ao Brasil. A montadora está dando um passo ousado para transformar a maneira como entendemos os carros com tração nas quatro rodas.

A nova tecnologia de motor elétrico com duas marchas, combinada com o uso de um sistema híbrido leve, não só vai melhorar a performance e a eficiência dos veículos, mas também pode ser um marco no futuro da indústria automobilística, especialmente no Brasil, onde o off-road e as picapes 4×4 são extremamente populares.

Com essa inovação, a Renault promete oferecer aos consumidores não apenas mais opções de veículos 4×4, mas também soluções tecnológicas que priorizam a sustentabilidade, a eficiência e o desempenho.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso site para mais noticias e artigos sobre carros, lançamentos e dicas de manutenção!

Leia também!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário