Nova Volkswagen Amarok: Veja as novidades e informações antes do lançamento
Picape será fabricada na Argentina e terá opção híbrida, com lançamento previsto para 2027
A próxima geração da Volkswagen Amarok está confirmada e virá recheada de mudanças importantes. A grande novidade é a confirmação de uma versão híbrida, marcando a entrada da picape média na era da eletrificação.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, ao lado de Marcellus Puig, presidente da Volkswagen no país, durante uma reunião oficial em Buenos Aires. A nova Amarok será produzida em General Pacheco, com um investimento de US$ 580 milhões e lançamento previsto para 2027.
Com isso, a VW reforça seu compromisso com tecnologias mais sustentáveis e prepara sua picape para competir diretamente com rivais que também investem em eletrificação, como a Ford Ranger híbrida plug-in e a futura Hilux eletrificada.
O projeto, porém, não segue a arquitetura da Ranger, como acontece em outros mercados. Em vez disso, a base usada é da parceira chinesa Saic, o que torna a Amarok sul-americana uma picape completamente nova e com identidade própria.

Guia do Conteúdo
Nova base e motores
A nova geração da Amarok compartilhará diversos elementos com a Maxus Terron 9, uma picape chinesa que serve como base para o projeto. Ainda que a Terron não ofereça versão híbrida, espera-se que a engenharia sul-americana faça adaptações específicas para nossa região. Até o momento, os motores cotados incluem o já conhecido V6 turbodiesel de 258 cv com câmbio automático de oito marchas, além de opções mais acessíveis com motor 2.0 turbodiesel e até câmbio manual de seis marchas.
Uma mudança esperada é o sistema de tração 4×4 sob demanda, uma solução que deve corrigir uma antiga crítica dos consumidores à robustez do modelo atual.
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A suspensão traseira também deve passar por melhorias, saindo do tradicional eixo rígido com feixe de molas para algo mais sofisticado e moderno, graças à nova plataforma chinesa.
Design e dimensões
No visual, o projeto será assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen nas Américas. A equipe de engenharia do continente também é responsável por adaptar o modelo aos padrões e exigências do nosso mercado. O tamanho também será maior: a Amarok deve se aproximar das dimensões da Maxus T90, que impressiona com 5,50 metros de comprimento, 3,30 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,86 m de altura.

Apesar da proximidade com o modelo chinês, a Amarok será totalmente adaptada à realidade sul-americana, tanto no design quanto na parte mecânica. Isso inclui desde soluções de motorização mais robustas até elementos de conforto e conectividade voltados para o perfil dos consumidores locais. O uso da plataforma Saic permite mais flexibilidade no projeto e uma melhor relação custo-benefício na fabricação da picape.
O movimento da Volkswagen faz parte de uma tendência maior no segmento das picapes médias, que passa por uma transformação significativa com foco em eficiência energética e desempenho. A eletrificação parcial, por meio de sistemas híbridos, parece ser o caminho mais viável no curto prazo, principalmente em mercados emergentes como o Brasil e a Argentina, onde a infraestrutura para carros totalmente elétricos ainda é limitada.
Com lançamento marcado para 2027, a nova Amarok promete chegar ao mercado totalmente renovada, com tecnologias mais modernas, opções híbridas e melhorias estruturais importantes. A expectativa é de que a picape mantenha sua reputação de robustez e performance, mas com uma pegada mais tecnológica e atualizada, pronta para enfrentar a nova geração de rivais que também investem pesado em inovação.
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