Smart Sampa: câmeras que vigiam, mas não multam motoristas em SP
As novas câmeras em São Paulo estão causando confusão: elas multam ou não?
Desde o início de 2025, mais de 31 mil câmeras foram instaladas nas ruas da capital paulista como parte do projeto Smart Sampa. Com aparência semelhante à dos radares de velocidade tradicionais, muitos motoristas acreditaram estar diante de novos pontos de autuação. Mas a verdade é que essas câmeras têm uma função diferente: não aplicam multas de trânsito. O foco principal do sistema é segurança pública, e não fiscalização de infrações.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), aproximadamente 4 mil dessas câmeras contam com tecnologia de leitura de placas veiculares. Isso permite identificar carros roubados ou com informações adulteradas, ajudando diretamente na ação das forças de segurança. As imagens são acompanhadas em tempo real por agentes da CET e da Guarda Civil Metropolitana, mas o uso não está relacionado a penalidades como excesso de velocidade ou rodízio.
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Resultados já são visíveis nas ruas
Desde sua implantação, o sistema Smart Sampa já ajudou na prisão de mais de 2.700 pessoas em flagrante, na captura de mais de 1.500 foragidos e até na localização de pessoas desaparecidas. Veículos roubados também foram localizados com base na leitura de placas — cinco recuperações e nove prisões ocorreram com a ajuda direta dessa tecnologia.

Isso mostra que, apesar de não autuar motoristas, o projeto tem se mostrado eficiente em aumentar a segurança da cidade. A presença das câmeras também funciona como fator dissuasivo para crimes e infrações, mesmo que não gerem multas automaticamente.
Radares continuam sob regras específicas
Enquanto isso, os radares de velocidade tradicionais seguem operando em SP, dentro das normas do Contran.
Inclusive, o uso de radares portáteis é permitido no país, desde que estejam localizados em vias com velocidade igual ou superior a 60 km/h em áreas urbanas ou 80 km/h em zonas rurais.
Os locais precisam ser previamente analisados e publicados para consulta pública.
Há ainda a possibilidade de consultar, pelo site do Inmetro, se um radar está aprovado ou não. Caso o motorista receba uma multa aplicada por um aparelho reprovado, é possível recorrer. A consulta é simples e pode ser feita no Portal de Serviços nos Estados (PSIE), com base na localização do equipamento.
Radar de velocidade média está em testes no Brasil
Além disso, um novo modelo de fiscalização está em fase experimental no país: o radar de velocidade média. Em teste na BR-050, em Uberaba (MG), ele calcula a média de velocidade entre dois pontos e, por ora, não gera multas. Os dados servem para estudos sobre o comportamento dos motoristas.
Segundo o Contran, para que qualquer autuação seja considerada válida, o equipamento deve cumprir uma série de requisitos técnicos, incluindo a captura da placa, indicação da velocidade permitida, velocidade medida, local, data, hora e outros dados verificados pelo Inmetro.
Há motivo para preocupação?
Apesar da aparência intimidadora, as câmeras do Smart Sampa não representam uma ameaça direta ao motorista que cumpre as regras de trânsito.
Seu objetivo é outro: colaborar com a segurança pública, combater crimes e ampliar o monitoramento urbano. Se você seguir as leis, não há razão para se preocupar com essas novas estruturas espalhadas pela cidade.
Ficou com alguma dúvida sobre as novas câmeras ou quer compartilhar sua experiência nas ruas de SP? Comente abaixo, acompanhe nosso site para mais atualizações e continue por dentro das novidades do trânsito urbano!
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