Novas células de bateria de íon-lítio da Scania devem superar 1,5 milhão de km!
Atenção, amantes de carros! A Scania acaba de lançar uma tecnologia que promete revolucionar a indústria automotiva. São as novas células de bateria de íon-lítio, capazes de superar a marca impressionante de 1,5 milhão de km. Isso mesmo, você não leu errado!
Essa novidade promete aumentar a vida útil dos veículos elétricos e reduzir os custos de manutenção. Quer saber mais sobre essa inovação? Então continue lendo este artigo emocionante e fique por dentro de tudo!
Guia do Conteúdo
Especificações das baterias de íon-lítio para caminhões elétricos da Scania
Tabela com o resumo da notícia:
Informação | Descrição |
---|---|
Células de bateria | Íon-lítio prismáticas |
Ciclo de vida estimado | Mais de 1,5 milhão de km (932.000 milhas) |
Capacidade | 157 Ah |
Tensão nominal | 3,6 V |
Produção | Gigafábrica Northvolt Ett no norte da Suécia |
Pegada de carbono reduzida | Aproximadamente um terço |
Fábrica de montagem | Södertälje, na Suécia |
Ciclo de vida de caminhões pesados convencionais | 1,5 milhão de quilômetros |
CEO da Scania | Christian Levin |
Data de lançamento do primeiro caminhão EV | Não fornecida |
Uma ótima novidade para o mundo dos caminhões!
Scania trabalha em baterias que devem superar 1,5 milhão de km!
A Scania e a Northvolt anunciaram uma nova célula de bateria de íon-lítio que deve superar 1,5 milhão de km (932.000 milhas), igualando a longevidade dos caminhões movidos a diesel.

As novas células prismáticas têm capacidade de 157 Ah e tensão nominal de 3,6 V, produzidas na gigafábrica Northvolt Ett no norte da Suécia usando eletricidade livre de fósseis gerada pelo hyrdo e energia eólica.
Como as novas células de bateria da Scania são produzidas?
As novas células prismáticas são produzidas na gigafábrica Northvolt Ett no norte da Suécia usando eletricidade livre de fósseis gerada pelo hyrdo e energia eólica. Como resultado, a pegada de carbono de cada célula é reduzida para aproximadamente um terço.
Qual é a vida útil das novas células de bateria da Scania?
As novas células de bateria de íon-lítio da montadora e da Northvolt têm uma longevidade estimada que excede a marca de 1,5 milhão de km, igualando a longevidade dos caminhões movidos a diesel.
Quando a Scania lançará o primeiro caminhão EV que usará a nova bateria?
A montadora não forneceu uma data específica para o lançamento do primeiro caminhão EV que usará a nova bateria.
Colaboração entre a Scania e a Northvolt
A colaboração entre elas começou em 2017 e o projeto finalmente se concretizou este ano, superando as expectativas iniciais de longevidade durante os testes de validação.

Segundo a montadora, os caminhões pesados convencionais têm ciclo de vida de 1,5 milhão de quilômetros, o que significa que a bateria não precisará ser trocada.
Quais foram as motivações da montadora para desenvolver as novas células de bateria?
Christian Levin, CEO da Scania, disse:
“Quando o desenvolvimento da célula de bateria começou, buscamos alto desempenho, baixos custos operacionais e longa vida útil. Decidimos um requisito para a célula permitir uma vida útil de 1,5 milhão de quilômetros para um veículo Scania de serviço pesado. Os testes mostram que esse requisito não só pode ser cumprido, mas também superado”.
O CEO acrescentou que a marca “precisa de células de bateria de alto desempenho para caminhões elétricos” para manter seu status “premium” no setor.
A nova fábrica em Södertälje
Em 2023, a montadora abrirá uma nova fábrica em Södertälje, na Suécia, onde as novas células serão montadas em baterias, adequadas para caminhões elétricos pesados.
Qual é a importância da nova fábrica da Scania em Södertälje?
A nova fábrica da Scania em Södertälje será responsável por montar as novas células de bateria em baterias adequadas para caminhões elétricos pesados. Isso significa que a Scania terá mais controle sobre a produção de suas baterias e poderá oferecer caminhões elétricos com maior autonomia e longevidade.
Qual é a capacidade das novas células de bateria da Scania?
As novas células prismáticas têm capacidade de 157 Ah e tensão nominal de 3,6 V.
Quando a Scania e a Northvolt começaram a colaborar?
A colaboração começou em 2017.
Qual é a pegada de carbono das novas células de bateria da Scania?
As novas células de bateria de íon-lítio da Scania e da Northvolt são produzidas na gigafábrica Northvolt Ett no norte da Suécia usando eletricidade livre de fósseis gerada pelo hyrdo e energia eólica. Como resultado, a pegada de carbono de cada célula é reduzida para aproximadamente um terço.
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