Novo RAV4 GR Sport: SUV familiar se transforma em esportivo?
Quando alguém menciona o nome RAV4, dificilmente vem à mente uma imagem de carro esportivo. O modelo da Toyota sempre foi sinônimo de praticidade, conforto e segurança, com um apelo mais racional do que emocional. Mas isso começa a mudar com o RAV4 GR Sport 2026, uma tentativa ousada da marca japonesa de trazer um tempero mais apimentado à sua receita de sucesso. A pergunta que fica é: será que esse SUV “bonzinho” convence no papel de esportivo?
Guia do Conteúdo
A herança Gazoo Racing
Para entender essa mudança de identidade, é preciso conhecer a filosofia da Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota responsável por modelos como o GR Yaris, GR Corolla e o lendário GR Supra. Com esse pedigree, não é de se estranhar que a marca esteja tentando aplicar o mesmo DNA em outros modelos. Só que o RAV4 é, historicamente, um carro voltado para a família, para o uso urbano, para quem quer um utilitário confiável — e não exatamente um carro de pista.

Mesmo assim, o GR Sport entra em cena com promessas ousadas. A Toyota garante que o desenvolvimento contou com envolvimento direto dos engenheiros da Gazoo Racing, com melhorias estruturais, ajustes de suspensão e direção mais precisa. Será o suficiente?
Motor conhecido, com nova proposta
A mecânica do GR Sport é familiar: motor 2.5 híbrido plug-in, com até 324 cv somando o conjunto a combustão e os motores elétricos. É o mesmo conjunto presente nas versões topo de linha do RAV4, mas agora com promessas de um comportamento mais arrojado graças a um ajuste refinado no chassi.
A tração integral permanece, o que é um ponto positivo, principalmente para quem busca mais segurança em pisos escorregadios ou quer se aventurar fora do asfalto de forma leve. A transmissão é a automática eCVT, típica dos híbridos da Toyota, que privilegia a suavidade ao desempenho puro.
Suspensão retrabalhada: mais firme, mas ainda confortável?
Um dos grandes diferenciais do GR Sport está nos ajustes de suspensão. Amortecedores e molas foram revistos para oferecer uma pegada mais firme, com menor rolagem da carroceria em curvas e mais precisão ao volante. Isso significa um comportamento mais “na mão”, como se espera de um carro com apelo esportivo.
Porém, como se trata de um SUV de uso familiar, o desafio da Toyota foi equilibrar essa firmeza com o conforto esperado pelos passageiros. E, segundo quem já testou versões similares em outros mercados, o resultado parece positivo: mais controle, mas sem comprometer a suavidade.
Estética: agora o RAV4 tem cara de mal
O visual do GR Sport também sofreu alterações importantes. O modelo ganhou uma nova grade frontal com desenho mais agressivo, para-choques redesenhados com molduras mais esportivas e rodas de 20 polegadas com acabamento escurecido.
A carroceria também recebeu pintura exclusiva bicolor — no caso, o vermelho Supersonic Red combinado com teto preto, disponível apenas nessa versão. Detalhes como logotipos GR na grade, laterais e até nos pedais reforçam essa tentativa de criar uma identidade esportiva para o modelo.
A altura do solo foi levemente reduzida e o entre-eixos permanece o mesmo, mas com visual mais “colado no chão”. A Toyota também adicionou elementos aerodinâmicos nos para-lamas e nas laterais, o que melhora a estética — e até ajuda na estabilidade em velocidades mais altas.

Interior: um toque de esportividade sem abrir mão do conforto
Por dentro, a diferença em relação às versões convencionais do RAV4 é visível, mas sutil. Os bancos ganham revestimento em suede com costuras vermelhas, o volante é revestido em couro com detalhes metálicos, e o acabamento tem superfícies em preto brilhante e alumínio escovado.
O painel digital de 12,3” e a central multimídia com tela de 10,5” são os mesmos das versões topo de linha. Compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som premium, carregador por indução e teto solar panorâmico estão disponíveis — ou seja, a Toyota não economizou nos equipamentos.
Os bancos dianteiros são elétricos, com aquecimento e ventilação, e o espaço interno continua generoso para um SUV médio, tanto na frente quanto atrás. Isso tudo reforça a proposta do GR Sport: um SUV que tenta ser mais divertido de dirigir, sem perder sua funcionalidade.
Segurança e tecnologia: sem economia aqui
No quesito segurança, o pacote Toyota Safety Sense vem completo: frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e leitor de placas de trânsito são apenas alguns dos recursos disponíveis.
O modelo ainda conta com câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros, monitoramento de tráfego cruzado e sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas. Tudo isso faz do RAV4 GR Sport um dos SUVs mais completos do segmento nesse quesito.
É esportivo de verdade?
Essa talvez seja a principal dúvida em torno do GR Sport: ele entrega, de fato, uma experiência esportiva? A resposta depende da expectativa. Para quem está acostumado com esportivos puros ou modelos da linha GR mais radicais, como o GR Yaris, o RAV4 GR Sport pode parecer apenas um RAV4 enfeitado.
Mas, para o público-alvo — famílias que querem um SUV com mais estilo, dinâmica melhor e visual mais agressivo —, o modelo tem bons argumentos. Ele entrega um desempenho sólido, conforto, tecnologia e agora uma pitada de emoção que faltava nas versões anteriores.
5 Truques Para Você Gastar Menos Abastecendo Sua Moto!
Comparando com a concorrência
No mercado de SUVs híbridos e plug-in, o RAV4 GR Sport 2026 enfrentará concorrentes como o Jeep Compass 4xe, o Volvo XC40 Recharge e o BYD Song Plus. Todos têm versões eletrificadas e propostas variadas, mas nenhum foca diretamente na esportividade como o GR Sport tenta fazer.
O Compass aposta mais na robustez, o Volvo no luxo e o BYD na tecnologia. O RAV4 GR Sport busca unir um pouco de cada: desempenho, visual marcante, conforto e boa dose de tecnologia — e, claro, o respaldo de uma das marcas mais confiáveis do mundo.
Acerto ou exagero?
O Toyota RAV4 GR Sport 2026 é uma tentativa clara da marca de dar mais personalidade ao SUV médio que sempre teve fama de “certinho demais”. O visual mais ousado, a suspensão ajustada e o desempenho honesto formam um conjunto interessante — principalmente para quem quer algo além do básico, mas sem partir para algo muito radical.

Ele não é um esportivo raiz, mas é um RAV4 com mais alma, que pode agradar quem busca um carro versátil com uma pegada mais divertida. A Toyota, com isso, mostra que mesmo modelos consagrados podem evoluir — e que dá para brincar de esportivo sem perder a essência.