O Novo RAV4 Vai Te Surpreender — Mas Nem Todo Mundo Vai Gostar!
A Toyota surpreendeu o mundo automotivo com a apresentação oficial do RAV4 2026 reestilizado. Sem mudar de geração, o SUV médio ganhou um visual totalmente renovado, mais tecnologia embarcada, atualizações importantes na estrutura e uma mudança mecânica que promete dar o que falar: o fim da motorização 100% a combustão.
Agora híbrido por completo, o novo RAV4 chega para marcar uma nova fase da Toyota em um dos seus modelos mais vendidos globalmente. A renovação vai além do design – ela muda a experiência de condução, desafia os padrões dos concorrentes e até pode incomodar quem gosta de controles físicos no painel.

Se você é fã de SUVs tecnológicos, potentes e com design impactante, prepare-se. Mas se ainda é adepto do bom e velho motor a combustão sem eletrificação… este novo RAV4 pode não ser para você.
Guia do Conteúdo
Design renovado e identidade marcante: cada versão tem seu próprio estilo
O Toyota RAV4 2026 estreia com uma roupagem agressiva e diferenciada. Apesar de manter a plataforma TNGA-K, ele recebeu alterações significativas na carroceria, com linhas mais modernas e futuristas. Os faróis de LED agora têm um desenho geométrico inédito, a grade varia conforme a versão e o visual dianteiro está mais marcante.
Três famílias, muitas versões
O modelo é oferecido em três linhas principais: Core, Rugged e Sport.
- Core: versões LE, XLE e Limited, com foco em conforto e sofisticação;
- Rugged: com destaque para a nova Woodland, ideal para aventuras off-road;
- Sport: versões SE, XSE e a inédita GR-Sport, com pegada esportiva e design radical.
As diferenças visuais são notáveis: enquanto a GR-Sport exibe uma grade inspirada na boca de um tubarão, a Limited aposta em elementos mais elegantes, como detalhes que lembram escamas de peixe. Nas laterais, todas as versões exibem caixas de roda salientes, rodas de liga leve (17 a 20 polegadas), saias bem demarcadas e linha de cintura elevada.
Na traseira, o novo RAV4 recebeu lanternas em LED escurecidas, para-choque mais pronunciado e uma tampa de porta-malas com linhas retas. A versão GR-Sport ainda oferece um spoiler amplo e integrado ao teto, além de opções de pintura como o vermelho Supersonic com teto preto. Já a Woodland traz o tom Urban Rock e pneus de uso misto que elevam a altura livre do solo em até 13 mm.
Mudanças estruturais e ajustes finos de condução
Mesmo sem alterar a plataforma, a Toyota trabalhou extensivamente para aprimorar a experiência ao volante. As alterações incluem:
- Reforço estrutural no chassi
- Novas juntas que reduzem vibrações
- Melhor isolamento acústico
- Suspensão recalibrada
A versão GR-Sport se destaca ao receber acertos especiais de direção e suspensão desenvolvidos pela Gazoo Racing, divisão esportiva da marca, deixando a condução mais precisa e esportiva.
Além disso, o porta-malas ganhou capacidade extra, chegando a 749 litros, um dos maiores da categoria.
Interior tecnológico, confortável… e sem muitos botões físicos
A cabine também foi profundamente atualizada. O painel agora traz uma tela digital de 12,3 polegadas como padrão. A central multimídia pode ter 10,5” ou 12,9”, dependendo da versão, com possibilidade de head-up display nas versões mais completas.
O sistema de entretenimento estreia o Toyota Arene, uma nova interface de software que gerencia conectividade e configurações do veículo de maneira mais intuitiva.
A segurança também evoluiu com a chegada do Toyota Safety Sense 4.0, o pacote de tecnologias semiautônomas da marca, que inclui:
- Frenagem automática de emergência
- Alerta de ponto cego
- Assistente de permanência em faixa
- Controle de cruzeiro adaptativo
Contudo, uma mudança pode causar incômodo em parte dos motoristas: a eliminação de diversos botões físicos no painel. Agora, comandos como o ar-condicionado são gerenciados por teclas digitais instaladas abaixo da central multimídia, o que exige adaptação de quem prefere controles manuais.

Motorização: adeus aos motores apenas a combustão
A mudança mais significativa do RAV4 reestilizado é mecânica. O modelo abandona de vez os motores exclusivamente a combustão nos Estados Unidos e passa a ser oferecido apenas com sistemas híbridos, o que já ocorre há anos no Brasil.
Duas opções híbridas
- Híbrido convencional (HEV):
- Motor 2.5 aspirado + motor elétrico
- Potência: 229 cv (tração dianteira) ou 239 cv (tração integral)
- Híbrido plug-in (PHEV):
- Potência combinada: 324 cv
- Exclusivamente com tração integral
- Bateria de íons de lítio com 22,9 kWh
- Autonomia elétrica de 100 km
- Recarga de 10% a 80% em 30 minutos com carregador rápido (DC)
Desempenho e capacidade de reboque
- Tração dianteira: capacidade de reboque de até 794 kg
- Tração integral: suporta até 1.588 kg
Essa configuração PHEV é a mais potente já oferecida no RAV4 e promete ótimo desempenho aliado à eficiência energética e versatilidade para o uso urbano e em trilhas leves.
Quando o novo RAV4 chega ao Brasil?
Apesar de já ter sido revelado ao público internacional, o novo Toyota RAV4 2026 ainda não tem data oficial confirmada para desembarcar no Brasil. A expectativa é que a estreia por aqui ocorra em algum momento de 2026, após a consolidação das vendas nos Estados Unidos.
Vale lembrar que o RAV4 já é oferecido no Brasil exclusivamente com motorização híbrida, então a transição deve ser mais suave por aqui. Resta saber como serão os preços – ainda não divulgados nem no exterior – e quais versões chegarão ao mercado brasileiro.
Resumo: o que muda no novo Toyota RAV4 2026
Item | Antes | Agora (2026) |
---|---|---|
Motorização | Combustão, híbrido e PHEV | Apenas híbrido e PHEV |
Potência máxima | Até 222 cv (PHEV anterior) | Até 324 cv (PHEV novo) |
Autonomia elétrica | ~68 km (PHEV antigo) | 100 km (PHEV novo) |
Central multimídia | Até 9” | Até 12,9” |
Painel digital | Parcial ou analógico | 100% digital, 12,3” |
Toyota Safety Sense | Versão 2.5 ou 3.0 | Nova versão 4.0 |
Botões físicos | Presentes | Reduzidos ao mínimo |
Porta-malas | ~580 litros | 749 litros |
Suspensão e direção | Padrão | Recalibradas na GR-Sport |
Um SUV para o futuro – e que pode dividir opiniões
O Toyota RAV4 2026 chega com força total para manter sua liderança global em vendas no segmento SUV. O novo visual ousado, os pacotes de tecnologia mais avançados e o abandono da motorização a combustão mostram que a marca está se alinhando às demandas do futuro – com foco em eficiência, eletrificação e conectividade.
No entanto, mudanças como a redução dos botões físicos e o fim do motor a combustão podem desagradar uma parcela do público tradicional. Ainda assim, é inegável que o novo RAV4 está mais sofisticado, seguro e potente do que nunca.

Se ele vai conquistar os brasileiros? Isso dependerá do preço e da versão que chegar por aqui. Mas uma coisa é certa: a Toyota está apostando alto – e com razão.