Novo SUV cupê híbrido da Renault de 300 cv maior que Fiat Fastback
O novo modelo principal da fabricante francesa tem 4,71 metros de comprimento, mas não será lançado no Brasil. O nome do carro foi escolhido com base na indústria aeronáutica, mais precisamente no Caudron-Renault Rafale, um avião que atingiu a impressionante velocidade de 445 km/h em 1934.
Guia do Conteúdo
Renault Rafale: uma obra prima do automobilismo!
Mas agora, deixando a teoria de lado e partindo para a prática. O mais recente SUV cupê da Renault é construído com base na plataforma modular CMF-CD, que foi desenvolvida em conjunto pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Isso significa que ele compartilha muitas características com o Espace, o modelo de sete lugares da mesma marca.
Tamanho do Renault Rafale
Isso justifica o tamanho enorme do Renault Rafale, que mede 4,71 metros de comprimento, 1,86 metros de largura, 1,61 metros de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,74 metros. Em comparação com outros carros, como o Fiat Fastback (4,43 metros) e o Volkswagen Nivus (4,27 metros), o SUV cupê é muito maior. O porta-malas também é espaçoso, com capacidade para 647 litros.
Motor do Renault Rafale
Inicialmente, o Renault Rafale estará disponível somente em uma versão com motor híbrido. Essa opção contará com um motor de três cilindros turbo de 1.2 litros, que produzirá 130 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque, combinado com dois motores elétricos. A Renault afirma que a potência total será de 200 cavalos. Com isso, a média de consumo prometida é de 21,3 km/l.

A Renault promete uma versão híbrida plug-in com tração integral e 300 cv de potência para o Rafale, que também terá um câmbio automático. O veículo é o primeiro a ser projetado com a nova linguagem visual da marca, incluindo uma grade dianteira mais larga.
Por fora do Renault Rafale
Os faróis LED matrix também são novos e similares aos do Clio, que recentemente surgiu com visual atualizado fora do Brasil. O Rafale ainda tem um grande vidro panorâmico que escure ou clareia de acordo com as preferências do condutor.
Design do Renault Rafale
O carro-chefe da marca francesa será oferecido nas tradicionais cores Desire Red, Gloss Blac e Stale Grey, mas também em tons exclusivos Satin Pearl White e Alpine Blue. O último deles é um azul mais forte que o do A110 e foi justamente o escolhido para as imagens de lançamento.
Interior do Renault Rafale
Por dentro, o Rafale traz um painel de instrumentos de 12,3 polegadas acompanhado de uma central multimídia vertical de 12 polegadas.

O conjunto, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, é exatamente igual ao do Mégane E-Tech Electric. Como opcional, os motoristas ainda podem incluir um display de projeção de informações no para-brisas.
Quando teremos o Renault Rafale no Brasil?
As vendas do Renault Rafale estão previstas para começar no primeiro semestre de 2024 na Europa, mas ainda não foram divulgados os valores. Caso tenha interesse no veículo, é importante saber que ele provavelmente não será disponibilizado para venda no Brasil.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
