Os novos “carros populares” não serão tão simples daqui para frente!
O governo brasileiro anunciará, no próximo dia 25 de maio, um programa com o objetivo de reduzir os preços de automóveis populares e aumentar o acesso ao crédito para os consumidores. O Programa do Carro Popular dos anos 90 pode ter inspirado a proposta atual, mas a diferença é que os novos modelos populares não serão tão simples.
Os equipamentos básicos de um carro popular, hoje em dia, incluem direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, além de itens obrigatórios como ABS e airbags duplo. A maioria dos modelos populares também possui sistemas de som com USB e bluetooth, assim como computador de bordo e multimídia.
O novo programa de carros populares mantém um nível mínimo de segurança nos veículos, portanto, esses modelos não perderão itens importantes de segurança, como airbags. Modelos como Renault Kwid e Stepway têm 4 airbags enquanto os Hyundai HB20 e Chevrolet Onix possuem 6 airbags. Uma boa parte desses veículos também possui controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampas, como itens padrão.

Os novos populares não serão tão básicos quanto há algumas décadas atrás. As normas e as exigências dos clientes que esperam mais por um valor não tão baixo contribuíram para isso. Mesmo com a redução de preços, os valores não devem cair abaixo dos R$ 60 mil. Além disso, há um mercado de seminovos com muitas opções que também serve de concorrente para essa categoria.
Em relação ao projeto, ainda é preciso aguardar o anúncio oficial para entender todos os detalhes. Algumas montadoras já estão em conversas com o governo para entender como podem se posicionar neste mercado. A Renault é uma dessas montadoras. O fato é que não teremos um popular tão barato como no passado, mas ao menos eles não serão tão depenados quanto eram antes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!