O American Vector W8 é o melhor supercarro que você nunca ouviu falar
Um carro que marcou época e se tornou raro é o Vector W8. Fabricado pela Vector Motors entre 1989 e 1993, o supercarro tem um design inspirado no Alfa Romeo Carabo e em caças da época. Mas o que chama mais a atenção é o tremendo motor V8 Rodeck biturbo, capaz de gerar 625 hp e impressionantes 1.200 hp em testes de dinamômetro com pressão de boost.
Embora tenha sido projetado para ser apenas uma versão melhorada do conceito totalmente funcional Vector W2, o W8 se destacou no mundo dos supercarros por sua performance invejável. Com apenas 19 carros produzidos – dos quais apenas 17 foram vendidos -, o W8 se tornou uma raridade.
A transmissão automática de três velocidades General Motors Turbo-Hydramatic 425 foi modificada pela Vector para criar uma sensação mais antiga de três marchas, algo que era utilizado décadas antes na frente do Oldsmobile Toronado. A velocidade máxima estimada era de 218 mph (351 kph), enquanto o tempo de aceleração de 0 a 60 mph (97 kph) era de apenas 4,2 segundos.

Apesar de sua recepção mista, o legado do W8 permanece como prova do que é possível quando se coloca a mente em um projeto. A Vector tinha planos para criar sucessores para ele – o AWX-3 e o AWX-3R -, mas esses planos foram cancelados quando a empresa foi à falência em 1993.
Há muitos amantes de carros que ainda se impressionam com o design inspirador e o motor potente do W8, que se mantém como um dos supercarros mais raros do mundo atualmente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
