O Motor Mais Insano da Ford Tem 1.000 cv, Mas Você Não Pode Usar
O
A Ford Performance acaba de revelar um motor que promete entrar para a história dos mais potentes já produzidos pela marca: o Megazilla 2.0. Essa versão ainda mais extrema do V8 7.3 litros já conhecido pelos entusiastas agora recebe um supercharger Whipple de 3.0 litros, elevando sua potência para impressionantes 1.000 cavalos. No entanto, há uma grande limitação para quem já estava pensando em equipar um muscle car ou um hot rod com essa usina de força – ele não é homologado para rodar nas ruas.

Isso significa que, se você sonhava em colocar esse motor brutal em um carro de uso diário ou até mesmo em um projeto exclusivo para desfilar pelas avenidas, será necessário rever seus planos. O Megazilla 2.0 foi desenvolvido especificamente para aplicações em competições e projetos de alto desempenho fora do ambiente urbano, tornando-se uma opção de alto nível para quem busca potência extrema em carros de arrancada ou outros eventos automobilísticos.
Guia do Conteúdo
O que faz do Megazilla 2.0 um motor tão especial?
Para entender por que esse motor é tão impressionante, é importante lembrar da origem do V8 7.3 pushrod, também conhecido como Godzilla. Quando foi lançado, esse motor rapidamente conquistou os apaixonados por potência devido à sua robustez mecânica, confiabilidade e tamanho relativamente compacto, sendo menor até do que o 5.0 Coyote, apesar de seu deslocamento maior.
Com o tempo, preparadores começaram a testar os limites do Godzilla, descobrindo que ele era capaz de suportar grandes quantidades de potência sem comprometer a durabilidade. Foi então que a própria Ford Performance decidiu entrar no jogo e lançou o primeiro Megazilla, uma versão do V8 7.3 preparada de fábrica que entregava 615 cv sem qualquer tipo de indução forçada.
Mas agora a Ford resolveu ir ainda mais longe e adicionar um supercharger Whipple Gen 6 de 3.0 litros, transformando o motor em uma verdadeira máquina de guerra. Esse compressor é responsável por aumentar a quantidade de ar admitido nos cilindros, garantindo um desempenho extremo e empurrando o Megazilla 2.0 para além da marca dos 1.000 cv.
Especificações de respeito para quem busca desempenho máximo

O novo Megazilla 2.0 mantém várias características do primeiro modelo, mas agora traz componentes ainda mais reforçados para suportar a potência absurda gerada pelo supercharger. Entre os destaques da construção desse motor estão:
- Pistões e bielas forjados, garantindo maior resistência à pressão gerada pelo compressor
- Cabeçotes retrabalhados e polidos, otimizando o fluxo de ar e aumentando a eficiência da combustão
- Virabrequim de aço, proporcionando mais resistência e durabilidade mesmo em condições extremas
- Supercharger Whipple Gen 6 de 3.0 litros, um dos mais avançados do mercado, capaz de entregar uma pressão altíssima sem comprometer a confiabilidade do motor
Apesar de a Ford ainda não ter divulgado os números exatos de torque dessa nova versão, é esperado que eles sejam absurdamente altos. Para se ter uma ideia, o primeiro Megazilla, sem supercharger, já entregava 88 kgfm a 4.650 rpm. Com o novo compressor, esse valor deve subir consideravelmente, tornando o motor ainda mais agressivo para uso em competições.
Ford também lança novo V8 Coyote supercharged para uso nas ruas
Além do Megazilla 2.0, a Ford Performance também revelou um novo motor baseado no V8 Coyote 5.0, agora equipado com um supercharger Whipple similar ao do Megazilla. Essa versão tem como base o motor do Mustang Dark Horse, mas passou por ajustes na calibração do módulo de controle da transmissão e recebeu melhorias para entregar mais de 800 cv e 79 kgfm de torque.
A grande diferença entre os dois lançamentos é que, ao contrário do Megazilla 2.0, o V8 Coyote supercharged é homologado para uso nas ruas. Além disso, os compradores podem adquirir o motor com uma garantia opcional de dois anos ou 24.000 milhas (cerca de 38.600 km), algo que não está disponível para o Megazilla 2.0, já que ele é destinado exclusivamente para competições.
Quanto vai custar essa máquina?

A Ford ainda não revelou o preço oficial do Megazilla 2.0, mas é possível ter uma ideia de quanto ele pode custar com base na versão anterior. O primeiro Megazilla, sem supercharger, já custa 22.995 dólares no catálogo da Ford Performance. Com a adição do compressor e outros aprimoramentos, o valor da nova versão será certamente muito mais alto.
Mesmo com um preço elevado, essa pode ser a melhor opção para quem deseja um motor de altíssimo desempenho direto da Ford, sem precisar recorrer a preparadores independentes. Para quem busca dominar as pistas de arrancada ou simplesmente quer ter o V8 mais insano da Ford na garagem, o Megazilla 2.0 redefine os limites da potência bruta e se torna um dos motores mais impressionantes já lançados pela marca.