O próximo passo para os EVs: a eletrificação do icônico ônibus escolar americano
O icônico ônibus escolar americano continuará a ter um design semelhante, mas com uma grande diferença: o motor será elétrico. Atualmente, a maioria dos ônibus escolares nos Estados Unidos roda com diesel, o que resulta em maiores emissões de dióxido de carbono por milha em comparação com um ônibus elétrico.
Se a transição para combustíveis fósseis continuar acelerando, a eletrificação dos ônibus escolares pode levar a uma significativa redução das emissões. Além disso, o escape do diesel é carcinogênico e pode causar problemas respiratórios em crianças.
Ativistas e pais têm apoiado a eletrificação dos ônibus escolares como uma questão crucial de saúde pública. De acordo com o Programa Clean School Bus da Agência de Proteção Ambiental, até dezembro de 2022, já haviam 5.612 ônibus escolares elétricos comprometidos nos EUA. O governo federal tem investido em financiamento para veículos não diesel, principalmente elétricos, e mais apoio está chegando este ano.

Os ônibus escolares são um ótimo candidato para a eletrificação. As baterias dos ônibus poderiam ser usadas como fonte de energia para enviar eletricidade de volta à rede. A faixa de um ônibus elétrico totalmente carregado é superior a 100 milhas, cobrindo a maioria das rotas. Há também uma janela natural para carregar durante o dia enquanto as crianças estão na aula.
Muitos distritos escolares estão começando a adquirir ônibus elétricos, mas em pequenas quantidades. A Highland Electric Fleets, uma startup apoiada por grandes investidores, compra e supervisiona os ônibus elétricos, a infraestrutura relacionada e paga todos os custos de utilidade.
Ainda há desafios pela frente, como aumentar a demanda e encontrar maneiras sustentáveis de financiar a eletrificação em grande escala, mas os progressos são significativos na direção certa. Em breve, é possível que as crianças não sejam mais levadas para a escola em ônibus movidos a diesel, mas sim em veículos limpos e silenciosos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!