O que é a “Peste Negra” nos motores a diesel?
O alerta é do DieselIQ, especialista em motores a diesel de veículos, sobre uma grave falha que pode acabar com o motor diesel rapidamente: o chamado “Black Death”.
O processo começa com um vazamento de combustível do injetor. Nos motores a diesel modernos, o combustível é pulverizado diretamente na câmara de combustão por meio da injeção direta. Além disso, esses motores possuem bombas de combustível de alta pressão que colocam grande estresse no injetor e em suas vedações.

Ao longo do tempo, a diferença de materiais entre as vedações dos injetores e as câmaras de combustão pode enfraquecer a vedação. Isso ocorre porque as juntas dos injetores são feitas de cobre, enquanto os assentos dos mesmos são feitos de ferro ou alumínio. Esses materiais reagem ao calor de maneiras diferentes, comprometendo ainda mais a vedação.
A acumulação de carbono também pode causar problemas nessas vedações. Em conjunto, esses problemas tornam fácil para o combustível sob alta pressão e gases de escape passarem pelos injetores, causando o “Black Death” no motor.
Quando isso ocorre, o combustível vaza pela vedação do injetor e entra no motor. Ao longo do tempo, isso faz com que o óleo dentro do motor fique mais fino. Como resultado, ele não consegue proteger adequadamente as partes do motor, causando danos internos. A longo prazo, o “Black Death” pode destruir os anéis do pistão e as paredes do cilindro, levando a uma falha completa do motor.
Para evitar o “Black Death” em motores a diesel é preciso estar atento aos sintomas que precedem essa falha grave, realizar manutenção regularmente e monitorar a qualidade do combustível utilizado. É importante estar atento aos sinais que precedem essa falha: se você sentir cheiro de diesel não queimado, é um sinal de que um injetor está comprometido. Outros sinais podem incluir dificuldade para dar partida, marcha lenta irregular e consumo elevado de combustível. Além disso, pode haver vazamento de óleo, já que o óleo mais fino passa pelas vedações e escorre pelo motor.
Para prevenir a “Black Death”, DieselIQ recomenda a manutenção regular como a melhor maneira de mantê-la afastada. Troque regularmente o óleo e o filtro de combustível para manter a saúde do sistema de combustível em dia. Além disso, o uso de aditivos pode melhorar a lubrificação e estender a vida útil dos injetores.
A “turbo runaway” não é a única razão para uma falha desse tipo, mas pode contribuir diretamente para o problema. O óleo diluído pelo diesel pode escapar pelas vedações do turbo e entrar na câmara de combustão. Técnica e teoricamente falando, um motor diesel não precisa necessariamente de combustível dos injetores para funcionar. Ele pode rodar com qualquer óleo em temperatura e pressão adequadas.
Guia do Conteúdo
Entenda o que é a “Black Death” e como evitar essa falha grave em motores a diesel
O DieselIQ, especialista em motores a diesel de veículos, alerta para a “Black Death”, falha que pode acabar com um motor diesel em pouco tempo. O processo começa com o vazamento de combustível do injetor, o que pode levar à entrada de combustível na câmara de combustão e danificar partes importantes do motor. Para evitar essa falha, é importante estar atento aos sintomas, realizar manutenção regularmente e monitorar a qualidade do combustível utilizado.
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