O que está acontecendo com os Airbags? Número de recalls assusta o mundo todo

A Agência Nacional de Trânsito e Transporte dos Estados Unidos (NHTSA) está alertando para um possível recall de airbags em cerca de 67 milhões de carros que circulam nas estradas americanas. Segundo informações do CarScoops, a NHTSA está empenhada em pressionar tanto os fabricantes de veículos quanto as empresas infladoras de airbags neste evento mais recente de recall. A preocupação se deve ao fato de que os infladores da ARC do Tennessee, utilizados por 12 fabricantes automotivos, são considerados questionáveis.

Em 2015, o CarScoops já havia comentado sobre a investigação da ARC, após dois incidentes com lesões causadas pelos infladores do airbag. Desde então, outros relatórios surgiram, incluindo casos fatais. De acordo com a NHTSA, o design do inflador da ARC pode causar super pressurização do inflador, resultando em fragmentos de metal sendo impulsionados com força para o compartimento de passageiros. Quatro das doze empresas já emitiram recalls para os infladores da ARC: GM, Ford, BMW e VW. Stellantis, Hyundai e Kia ainda não emitiram recalls.

O que está acontecendo com os Airbags? Número de recalls assusta o mundo todo
O que está acontecendo com os Airbags? Número de recalls assusta o mundo todo

Embora nenhum inflador da ARC tenha se rompido durante testes em mais de 900 airbags em 2018, a investigação aponta sete casos em que um motorista sofreu lesões graves ou morte por causa de um inflador com defeito. Desde 1999, todos os novos veículos nas estradas tiveram que ter airbags. Esse enorme fornecimento pode ser facilmente prejudicado, já que uma empresa está fornecendo muitos fabricantes de automóveis. É fácil ver como uma empresa fornecendo tantas peças para tantas outras empresas tem a chance de provocar um recall em massa.

Recentemente, a GM emitiu recall de airbag que afeta quase 1 milhão de veículos com infladores da ARC. Os modelos afetados incluem Buick Enclaves, Chevrolet Traverses e GMC Acadias dos anos modelo 2014-2017. Os proprietários podem entrar em contato com o revendedor local ou a NHTSA para verificar se seus veículos são afetados.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

5/5 - (1 votos)

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário