Você Não Vai Acreditar Onde São Feitos os Carros no Brasil!

O Brasil é muito mais do que futebol e carnaval. Em termos de indústria automobilística, o país é uma verdadeira potência global. Com 53 fábricas espalhadas por diferentes regiões e bilhões de reais sendo investidos, o Brasil aparece entre os 10 maiores produtores de veículos do mundo. Mas afinal, onde ficam essas fábricas? Que marcas estão por trás delas? E quais modelos saem dessas linhas de produção? Prepare-se para descobrir os bastidores de um setor que movimenta a economia, gera milhares de empregos e impulsiona a inovação tecnológica no país.

O Tamanho da Indústria Automotiva no Brasil

Atualmente, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial de produção de veículos. Isso inclui desde carros de passeio até máquinas agrícolas. A estrutura da indústria automotiva no país é extensa e estratégica: são 53 fábricas instaladas em nove estados, operadas por diferentes montadoras, tanto nacionais quanto estrangeiras.

Dessas 53 unidades, 25 são focadas na produção de automóveis e comerciais leves, espalhadas por 23 municípios. A diversidade é grande: 13 marcas diferentes montam carros no Brasil, e 61 modelos distintos saem dessas fábricas para abastecer o mercado interno e, em muitos casos, o exterior.

Audi – São José dos Pinhais (PR)

A Audi divide sua planta com a Volkswagen no Paraná. É lá que são montados os SUVs Q3 e Q3 Sportback. A montagem é no regime CKD, ou seja, as peças chegam desmontadas da Hungria e são finalizadas aqui. Essa unidade também já produziu o hatch A3 e, curiosamente, foi responsável por veículos da própria VW como Golf, Fox e Saveiro.

Audi Q3 2025 na estrada
Foto: Reprodução/Audi

BMW – Araquari (SC)

Desde 2014, a BMW mantém uma fábrica em Santa Catarina, onde são produzidos os modelos Série 3, X1, X4 e o híbrido X5. Essa planta é considerada a maior da categoria premium da América Latina e exporta veículos para Estados Unidos, Canadá e México.

BMW iX1 2025 na estrada
Foto: Reprodução/BMW

CAOA Chery – Anápolis (GO)

A CAOA, parceira da chinesa Chery, opera uma planta em Anápolis onde fabrica os SUVs Tiggo 5x, 7 e 8, com versões híbridas e flex. A empresa também nacionaliza modelos Hyundai, como o Tucson e o utilitário HR. Uma segunda planta, em Jacareí (SP), aguarda modernização para entrar na era da eletrificação.

Tiggo 5X pro na diagonal.
Foto: Divulgação

Chevrolet – 5 Fábricas em 4 Estados

A Chevrolet é a marca com maior presença industrial no país. Com unidades em São Caetano do Sul, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Gravataí e Joinville, a GM produz os populares Onix, Tracker, Montana, Spin, S10 e Trailblazer. As fábricas se dividem entre montagem de veículos, produção de motores e estamparia.

Chevrolet Tracker cinza parado.
Foto: Divulgação

Honda – Sumaré e Itirapina (SP)

A Honda nacionaliza seus veículos desde 1997. Hoje, a produção do City, HR-V e futuramente o WR-V é feita em Itirapina, enquanto Sumaré é responsável por peças e cabeçotes de motor. O novo WR-V terá, a partir de 2027, uma versão híbrida-flex.

Honda HR-V 2025

HPE Mitsubishi – Catalão (GO)

Em Goiás, a Mitsubishi monta os modelos Eclipse Cross e Triton. Essa planta também customiza veículos para órgãos públicos, algo raro no país. A marca representa ainda a Suzuki, embora seus veículos sejam importados atualmente.

Os melhores pneus para o Mitsubishi Eclipse Cross.
Veja os melhores pneus para o Mitsubishi Eclipse Cross. Foto: Divulgação

Hyundai – Piracicaba (SP)

Desde 2012, a Hyundai fabrica no Brasil o HB20 e o Creta. O HB20 é um sucesso nacional, e o Creta lidera seu segmento no varejo. A fábrica é a única no mundo que produz o HB20, o que mostra a confiança da marca na operação brasileira.

HB20 prata em velocidade.
Foto: O Tempo

Jaguar Land Rover – Itatiaia (RJ)

A unidade fluminense da JLR produz os modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque. A fábrica tem capacidade para até 24 mil unidades ao ano, mas nunca montou modelos da Jaguar. A operação está temporariamente suspensa para reestruturação.

Land Rover Discovery 2025 laranja.
Foto: Reprodução

Nissan – Resende (RJ)

A Nissan fabrica em Resende o sedã Versa e o SUV Kicks. Este último terá sua nova geração lançada em breve, com um motor turbo flex moderno. Ambos os modelos usam câmbio CVT e são montados com propulsor 1.6 aspirado flex.

Novo Nissan Kicks azul na estrada.
Novo Nissan Kicks azul na estrada Foto: Divulgação

Renault – São José dos Pinhais (PR)

A Renault compartilha o Complexo Ayrton Senna com a Nissan. Produz modelos como Kwid, Kardian, Duster e Oroch. Também será lá que o novo SUV Boreal será fabricado, junto com o controle da operação da chinesa Geely no Brasil.

Um Duster marrom na terra.
Foto: Vrum

Stellantis – MG, RJ e PE

Stellantis opera com Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. A Fiat tem sua maior planta em Betim (MG), enquanto Goiana (PE) monta Jeep e Ram. Em Porto Real (RJ), ficam os Citroën C3, Basalt e Aircross. Ao todo, são 15 modelos produzidos localmente.

Fiat Fastback azul parado de frente.
Fiat Fastback

Fiat: Mobi, Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro.
Jeep: Renegade, Compass e Commander.
Ram: Rampage, primeira picape da marca produzida fora da América do Norte.
Citroën: C3, Basalt e Aircross.
Peugeot: Atualmente sem produção no Brasil.

Leia Também: O fim do HB20 como você conhece!

Toyota – SP (Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz)

A planta de Indaiatuba, antiga casa do Corolla, será desativada até 2026, com a produção migrando para Sorocaba, que já monta o Corolla Cross e Yaris. Porto Feliz continua fabricando motores. O futuro da marca inclui o SUV Yaris Cross e uma nova picape híbrida.

corolla cross cinza o mais vendido
Foto: Divulgação

Volkswagen – SP e PR

Além de compartilhar a fábrica do Paraná com a Audi, a VW tem plantas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos. Modelos como Virtus, Polo, Saveiro, Nivus e o futuro Tera saem dessas unidades. São Carlos, por sua vez, foca na produção de motores.

Dianteira do VW Virtus
Foto: Reprodução/Volkswagen

O que Ainda Vem por Aí?

O cenário ainda promete crescer. Montadoras como BYD e GWM já têm plantas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente, mas ainda não iniciaram produção. A expectativa é que novos modelos elétricos e híbridos sejam fabricados no país nos próximos anos, tornando o Brasil um hub estratégico para a eletrificação na América Latina.

A Importância Econômica da Indústria

A indústria automotiva é uma das mais relevantes da economia brasileira. Movimenta bilhões de reais, gera milhares de empregos diretos e indiretos e ainda impulsiona tecnologia e inovação. Além disso, a presença de fábricas em regiões fora dos grandes centros estimula o desenvolvimento local e regional.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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Gabriel Schmoller
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