Você Não Vai Acreditar Onde São Feitos os Carros no Brasil!
O Brasil é muito mais do que futebol e carnaval. Em termos de indústria automobilística, o país é uma verdadeira potência global. Com 53 fábricas espalhadas por diferentes regiões e bilhões de reais sendo investidos, o Brasil aparece entre os 10 maiores produtores de veículos do mundo. Mas afinal, onde ficam essas fábricas? Que marcas estão por trás delas? E quais modelos saem dessas linhas de produção? Prepare-se para descobrir os bastidores de um setor que movimenta a economia, gera milhares de empregos e impulsiona a inovação tecnológica no país.
Guia do Conteúdo
O Tamanho da Indústria Automotiva no Brasil
Atualmente, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial de produção de veículos. Isso inclui desde carros de passeio até máquinas agrícolas. A estrutura da indústria automotiva no país é extensa e estratégica: são 53 fábricas instaladas em nove estados, operadas por diferentes montadoras, tanto nacionais quanto estrangeiras.
Dessas 53 unidades, 25 são focadas na produção de automóveis e comerciais leves, espalhadas por 23 municípios. A diversidade é grande: 13 marcas diferentes montam carros no Brasil, e 61 modelos distintos saem dessas fábricas para abastecer o mercado interno e, em muitos casos, o exterior.
Audi – São José dos Pinhais (PR)
A Audi divide sua planta com a Volkswagen no Paraná. É lá que são montados os SUVs Q3 e Q3 Sportback. A montagem é no regime CKD, ou seja, as peças chegam desmontadas da Hungria e são finalizadas aqui. Essa unidade também já produziu o hatch A3 e, curiosamente, foi responsável por veículos da própria VW como Golf, Fox e Saveiro.

BMW – Araquari (SC)
Desde 2014, a BMW mantém uma fábrica em Santa Catarina, onde são produzidos os modelos Série 3, X1, X4 e o híbrido X5. Essa planta é considerada a maior da categoria premium da América Latina e exporta veículos para Estados Unidos, Canadá e México.

CAOA Chery – Anápolis (GO)
A CAOA, parceira da chinesa Chery, opera uma planta em Anápolis onde fabrica os SUVs Tiggo 5x, 7 e 8, com versões híbridas e flex. A empresa também nacionaliza modelos Hyundai, como o Tucson e o utilitário HR. Uma segunda planta, em Jacareí (SP), aguarda modernização para entrar na era da eletrificação.

Chevrolet – 5 Fábricas em 4 Estados
A Chevrolet é a marca com maior presença industrial no país. Com unidades em São Caetano do Sul, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Gravataí e Joinville, a GM produz os populares Onix, Tracker, Montana, Spin, S10 e Trailblazer. As fábricas se dividem entre montagem de veículos, produção de motores e estamparia.

Honda – Sumaré e Itirapina (SP)
A Honda nacionaliza seus veículos desde 1997. Hoje, a produção do City, HR-V e futuramente o WR-V é feita em Itirapina, enquanto Sumaré é responsável por peças e cabeçotes de motor. O novo WR-V terá, a partir de 2027, uma versão híbrida-flex.

HPE Mitsubishi – Catalão (GO)
Em Goiás, a Mitsubishi monta os modelos Eclipse Cross e Triton. Essa planta também customiza veículos para órgãos públicos, algo raro no país. A marca representa ainda a Suzuki, embora seus veículos sejam importados atualmente.

Hyundai – Piracicaba (SP)
Desde 2012, a Hyundai fabrica no Brasil o HB20 e o Creta. O HB20 é um sucesso nacional, e o Creta lidera seu segmento no varejo. A fábrica é a única no mundo que produz o HB20, o que mostra a confiança da marca na operação brasileira.

Jaguar Land Rover – Itatiaia (RJ)
A unidade fluminense da JLR produz os modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque. A fábrica tem capacidade para até 24 mil unidades ao ano, mas nunca montou modelos da Jaguar. A operação está temporariamente suspensa para reestruturação.

Nissan – Resende (RJ)
A Nissan fabrica em Resende o sedã Versa e o SUV Kicks. Este último terá sua nova geração lançada em breve, com um motor turbo flex moderno. Ambos os modelos usam câmbio CVT e são montados com propulsor 1.6 aspirado flex.

Renault – São José dos Pinhais (PR)
A Renault compartilha o Complexo Ayrton Senna com a Nissan. Produz modelos como Kwid, Kardian, Duster e Oroch. Também será lá que o novo SUV Boreal será fabricado, junto com o controle da operação da chinesa Geely no Brasil.

Stellantis – MG, RJ e PE
Stellantis opera com Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. A Fiat tem sua maior planta em Betim (MG), enquanto Goiana (PE) monta Jeep e Ram. Em Porto Real (RJ), ficam os Citroën C3, Basalt e Aircross. Ao todo, são 15 modelos produzidos localmente.

Fiat: Mobi, Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro.
Jeep: Renegade, Compass e Commander.
Ram: Rampage, primeira picape da marca produzida fora da América do Norte.
Citroën: C3, Basalt e Aircross.
Peugeot: Atualmente sem produção no Brasil.
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Toyota – SP (Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz)
A planta de Indaiatuba, antiga casa do Corolla, será desativada até 2026, com a produção migrando para Sorocaba, que já monta o Corolla Cross e Yaris. Porto Feliz continua fabricando motores. O futuro da marca inclui o SUV Yaris Cross e uma nova picape híbrida.

Volkswagen – SP e PR
Além de compartilhar a fábrica do Paraná com a Audi, a VW tem plantas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos. Modelos como Virtus, Polo, Saveiro, Nivus e o futuro Tera saem dessas unidades. São Carlos, por sua vez, foca na produção de motores.

O que Ainda Vem por Aí?
O cenário ainda promete crescer. Montadoras como BYD e GWM já têm plantas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente, mas ainda não iniciaram produção. A expectativa é que novos modelos elétricos e híbridos sejam fabricados no país nos próximos anos, tornando o Brasil um hub estratégico para a eletrificação na América Latina.
A Importância Econômica da Indústria
A indústria automotiva é uma das mais relevantes da economia brasileira. Movimenta bilhões de reais, gera milhares de empregos diretos e indiretos e ainda impulsiona tecnologia e inovação. Além disso, a presença de fábricas em regiões fora dos grandes centros estimula o desenvolvimento local e regional.