Conheça a origem do logo da Ferrari!

As montadoras dedicam muito tempo e esforço para desenvolver suas identidades, mas nenhuma é tão famosa e facilmente reconhecível quanto a Ferrari e seu icônico Cavalo Empinado.

Com sua mistura de cores vivas e a iconografia equestre, esse símbolo transmite emoção, poder e liberdade. Mas como tudo isso começou? Já falamos brevemente sobre a história desse logotipo e de outros logotipos de carros, mas quando se trata de uma marca tão influente e especial como a Ferrari, sempre queremos saber mais detalhes.

A história do logo da Ferrari, o “cavalo empinado”

A própria Ferrari revelou essa história fascinante em um breve blog post, mencionando três pessoas que foram fundamentais na criação desse design icônico: um piloto aéreo que lutou na Primeira Guerra Mundial, uma condessa que era mãe desse piloto e um talentoso especialista em gravura.

Logo Ferrari.
Detalhes sobre a criação do logo da Ferrari. Foto: Ferrari

Tudo começou em 1923, quando um jovem piloto de 25 anos conquistou sua primeira vitória em uma corrida de carros durante o Grande Prêmio do Circuito del Savio, no norte da Itália. A condessa Paolina Biancoli foi responsável por entregar o troféu, que homenageava seu filho falecido na guerra em 1918. Francesco Baracca era o nome desse herói de guerra.

Descubra quanto custa uma Ferrari no Brasil!

Quanto ao piloto vitorioso, seu nome era Enzo Ferrari. Embora não se saiba exatamente o que a Condessa disse a ele durante a entrega do troféu, a essência do diálogo era que ela encorajou o jovem Enzo a adotar um novo símbolo em seus carros para lhe trazer sorte. Esse símbolo era o mesmo que adornava o biplano de seu filho, e compreensivelmente, ela queria manter vivo o legado dele.

Esboço do logo da Ferrari.
Esboço do logo da Ferrari. Foto: Ferrari

Felizmente, o jovem Enzo acatou a sugestão. Se ele fosse cínico, poderia ter decidido que não precisava de sorte, afinal acabara de vencer uma corrida. Além disso, poderíamos argumentar que o símbolo não trouxe sorte suficiente a Francesco Baracca, já que ele não retornou da guerra. No entanto, a história provou que Enzo era um romântico em muitos aspectos – inclusive em relação a sua paixão pelos carros – e a iconografia encontrou seu lugar nos automóveis que levavam seu nome.

Em 1945, Enzo finalmente realizou seu sonho de fundar sua própria fábrica de automóveis. Após 24 anos desde a sugestão da Condessa, a Ferrari foi oficialmente estabelecida e seu primeiro carro, o lendário 125 S, saiu dos portões da fábrica de Maranello em 1947 exibindo orgulhosamente o emblema com o Cavalo Empinado. No entanto, a obsessão de Enzo por perfeição fez com que qualquer design interno inicial fosse considerado insatisfatório.

Foi então que Enzo procurou um dos maiores gravadores artísticos italianos do século XX, Eligio Gerosa, de Milão. Enzo já havia trabalhado como piloto para a Alfa Romeo, que era cliente de Gerosa para a produção de emblemas esmaltados. Portanto, é provável que eles já se conhecessem antes mesmo de Enzo encomendar o logotipo da Ferrari.

Gerosa acabou sendo o candidato perfeito, pois também compartilhava a admiração por Baracca. De fato, Gerosa fundou a Associação Baracca com o objetivo de manter vivo o legado do piloto. Para essa associação, Gerosa refinou o símbolo do cavalo preto empinado, adicionando-lhe uma cauda arrebitada. Essa característica ainda pode ser vista nos escudos que adornam os modernos modelos da Ferrari, como o 296 GTB.

Foto panorâmica traseira de um Ferrari 296 2024
Ferrari 296 GTB. Foto: Ferrari

Embora a empresa de Gerosa tenha sido adquirida pela Officine Meccaniche E Artistiche em 1949, ele continuou trabalhando em estreita colaboração com a Ferrari. De acordo com os arquivos da OMEA, Enzo visitava regularmente a oficina e retribuía o favor, encontrando-se para almoçar com o fundador da Ferrari em um restaurante próximo chamado Il Cavalino. Esses encontros aconteceram várias vezes ao longo de um relacionamento que durou três décadas.

Gerosa, que faleceu em 1978, era um brilhante designer, mas Enzo também contribuiu para o desenvolvimento do logotipo. Em um esboço feito à mão por Gerosa, havia uma nota importante escrita pelo próprio Enzo: “Invertire il cavallo”, que significa “virar o cavalo”. Desde então, o cavalo ficou voltado para a esquerda.

“A evolução do design fez com que o cavalo se tornasse gradualmente mais elegante e refinado”, disse Luigi Candiani, vice-presidente da OMEA e filho de Emilio Candiani. Ele explicou que o design abandonou a forma mais robusta do cavalo anterior em favor de uma aparência mais esguia.

Logo da Ferrari utilizado atualmente.
Logo da Ferrari utilizado atualmente. Foto: Ferrari

A cor amarela foi escolhida como pano de fundo para homenagear a cor cívica de Modena, cidade natal da Ferrari. Essa escolha se mostrou acertada, mas outras ideias foram descartadas simplesmente porque Enzo não as aprovava.

Emilio Candiani mencionou como uma proposta inicial do emblema 125 S, apresentada a Enzo, tinha as cores nacionais italianas curvadas na parte superior do emblema. No entanto, Enzo disse a Gerosa: “Não, eu não quero curvas; elas me lembram as grades dos carros Bugatti. Dê-me linhas retas!”

Ao longo do tempo, outras revisões foram feitas para deixar o cavalo ainda mais detalhado. Em um determinado momento, Enzo quis que o casco do cavalo estivesse suspenso no ar, em vez de apoiado nas letras. Emilio Candiani relembra que Enzo exigiu de Gerosa: “Faça-o voar para mim”.

Enzo era uma pessoa extremamente exigente e isso se refletia em seus carros. O logotipo da Ferrari também não era exceção e seu legado sempre será brilhante.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross está chegando: confira ficha técnica, novidades e muito mais sobre esse novo SUV japonês

O aguardado Toyota Yaris Cross está prestes a desembarcar no Brasil e promete causar impacto…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova geração do Corolla surpreende e muda tudo que conhecemos

No final de outubro, o Japan Mobility Show 2025 em Tóquio promete apresentar um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen revela novo visual do T-Cross: confira novidades

A Volkswagen prepara mudanças estratégicas para o T-Cross no Brasil. O SUV compacto, lançado em…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass PCD: desconto recorde de R$ 36,8 mil em outubro

O Jeep Compass Longitude 2026 chegou com uma condição especial para o público PCD. Com…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 erros que destroem seu carro e você talvez cometa todos os dias

Muitos motoristas acreditam que cuidar bem do carro se resume a lavar e abastecer regularmente,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário