Os carros americanos são menos seguros que os demais?
Um estudo recente realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelou que os carros americanos são menos seguros do que os modelos estrangeiros. De acordo com o relatório, menos de 10% dos 51 prêmios de segurança concedidos pelo IIHS foram para veículos domésticos, sendo a maioria dos prêmios destinados a marcas japonesas, sul-coreanas, alemãs e suecas, consideradas mais seguras.
Os dados mostraram que dos cinco prêmios concedidos a veículos americanos pelo IIHS em 2023, três foram para veículos elétricos: o Tesla Model Y crossover SUV de 2023; a picape elétrica Rivian R1T de 2023; e o SUV elétrico Rivian R1S de 2023 – todos classificados na categoria Top Safety Pick+. Já os outros dois modelos americanos homenageados pelo IIHS em 2023 foram o SUV Ford Explorer de 2023 e o SUV de luxo Lincoln Nautilus de 2023, que receberam o segundo nível do prêmio Top Safety Pick.

Uma das razões apontadas para a diferença na segurança entre os carros americanos e estrangeiros é a prioridade dada pelas montadoras americanas ao desempenho, tamanho e conforto, enquanto as marcas estrangeiras priorizam a segurança e confiabilidade, muitas vezes sacrificando o desempenho e dinâmica de condução. É um trade-off.
Em resumo, apesar dos EUA possuírem uma longa história de excelentes veículos automotores, quando se trata de segurança no trânsito, os modelos importados são os mais seguros. As montadoras estrangeiras têm como prioridade a segurança, enquanto as marcas americanas ainda buscam encontrar uma melhor combinação entre potência, conforto e segurança.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
