Os melhores carros esportivos brasileiros da década de 90
O mercado de carros esportivos no Brasil sempre foi popular desde a criação da indústria automotiva nacional, há cerca de 60 anos. Durante a década de 90, os modelos brasileiros evoluíram significativamente em tecnologia, com a adoção da injeção eletrônica e outras melhorias técnicas. No entanto, esses carros ainda enfrentavam a concorrência dos modelos importados que traziam tecnologia avançada.
Os carros importados apresentavam caixa de quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica digital (e multiponto), freios antitravamento (ABS), airbag duplo e muito mais. Mas mesmo assim, muitos consideram que essa foi a melhor época para os carros nacionais, sendo assim confira a seguir quais eram os melhores carros esportivos brasileiros da década de 90.

Guia do Conteúdo
Fiat Uno 1.6R/1.6R MPI
O sucessor do 1.5R recebeu um motor argentino Sevel de 88 cavalos quando movido a álcool e quase 14 mkgf de torque, melhorando muito o desempenho do compacto leve.
Aurora 122C
Esse carro fora de série foi claramente inspirado na Ferrari F40 e produzido em Valinhos (SP), mantendo a tradição dos esportivos de produção em pequena escala.
Ford Escort XR3 “Sapão”
O Escort ganhou uma nova geração totalmente modernizada e alinhada com a Europa em 1992, como linha 93. O carro estava maior, mais moderno, seguro, rápido e estável, e recebia o motor 2.0 AP VW injetado.
Chevrolet Vectra GSI
A produção do sedan esportivo de quatro portas da Chevrolet começou em 1993, trazendo um motor 2.0 mais aprimorado com quatro válvulas por cilindro e injeção multiponto. Trazia um kit aerodinâmico eficiente, rodas esportivas e faróis de longo alcance.
VW Pointer GTI
Feito sobre a plataforma do então Novo Escort, o VW Pointer GTI tinha o mesmo estilo “dois volumes e meio” do seu irmão Ford. A versão GTI chegou em 1994 com o motor 2.0 AP (antes carburado e depois injetado). Seu desempenho era próximo ao do Escort XR3.
Fiat Uno Turbo
O Fiat Uno Turbo apresentava visual único focado no desempenho, com um 1.4 superalimentado e injetado. Foi o Uno mais rápido da história: 9,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h!
Fiat Tempra Turbo
O motor do Fiat Tempra Turbo era o mesmo 2.0 do restante da linha, mas com a adição de um turbocompressor gerando saudáveis 165 cavalos de potência.
Chevrolet Corsa GSI
O Corsa GSI era bem diferente do restante da linha, trazendo um kit esportivo europeu e motor 1.6 16v com injeção eletrônica multiponto aliado a um câmbio encurtado. Era arquirrival de modelos como o Fiat Uno Turbo e VW Gol GTI 16v.
VW Gol GTI 16v
A bolinha continuava igual, apenas aperfeiçoada. Foi só em 1995 que o esportivo ficou ainda melhor: chegava ali o GTI 16v, também 2.0 mas com motor, câmbio e semieixo europeus. Um conjunto refinadíssimo, de projeto Audi.
Os carros esportivos nacionais dos anos 90 evoluíram em design e tecnologia, iniciando com o Fiat Uno 1.6R/1.6R MPI. Embora tenham enfrentado a concorrência dos modelos importados, muitos consideram que essa década foi a melhor para os carros esportivos nacionais.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
