Pagamento do IPVA CE 2023 via Pix liberado: veja passo a passo de como fazer
A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará lançou uma nova opção para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A partir desta terça-feira (4), proprietários de veículos podem efetuar o pagamento do imposto via Pix, sistema instantâneo de transações bancárias. A medida tem como objetivo trazer mais praticidade e melhorar os serviços oferecidos pela pasta à população, além de reduzir despesas com tarifas bancárias para o governo estadual.
O titular da Sefaz-CE, Fabrízio Gomes, ressaltou a importância da iniciativa e como ela pode otimizar os processos da Fazenda para que o ato de pagar impostos seja cada vez mais simples. Segundo ele, a novidade também é uma forma de diversificar as formas de pagamento e facilitar a rotina dos contribuintes, especialmente aqueles que utilizam bancos digitais.

Para realizar o pagamento via Pix, basta acessar o site da Sefaz-CE, selecionar a parcela em aberto e capturar o QR Code que será mostrado na parte inferior da página. Outra opção é clicar no botão “Copiar o código” e colar direto no aplicativo do seu banco. Caso o contribuinte deseje gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), o QR Code também estará disponível no topo do documento.
A Sefaz-CE informou que nos próximos meses os outros tributos estaduais, como ICMS, ITCD e taxas, também poderão ser pagos via Pix. No entanto, a Secretaria alerta que é importante verificar antes de confirmar o pagamento se o nome do favorecido está como “CEARA SECRETARIA DA FAZENDA” e se o CNPJ do órgão confere com a sequência de números “07.954.597/0001-52”. Além disso, o pagamento deve ser efetuado somente por meio dos canais oficiais da Sefaz, site e aplicativo Meu IPVA. A Secretaria ainda informa que não envia boletos pelos Correios, e-mail, SMS ou WhatsApp para evitar fraudes.
O pagamento pode ser feito acessando o site da Sefaz-CE e selecionando a parcela em aberto para capturar o QR Code ou copiar o código e colar direto no aplicativo do banco. A partir dos próximos meses, outros tributos estaduais também poderão ser pagos via Pix. Para evitar fraudes, é importante verificar antes de confirmar o pagamento se o nome está correto e se o CNPJ confere com o da Sefaz-CE.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!