Para onde vai o dinheiro do IPVA? Veja o destino e suas consequências!
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa obrigatória que deve ser paga por todos os cidadãos que possuem veículos, como carros, motos, caminhões, ônibus, vans ou micro-ônibus. Além de financiar a manutenção de ruas, avenidas e rodovias do país, o IPVA também desempenha um papel importante em áreas fundamentais para a sociedade, como saúde, educação, segurança pública e transporte.
De acordo com informações da Secretaria da Fazenda de São Paulo, 20% do valor arrecadado com o IPVA em cada estado são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esses recursos contribuem para aprimorar a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.

Os outros 80% do valor arrecadado com o IPVA são divididos entre o Governo Estadual e o Município onde o veículo está licenciado. Esses recursos são utilizados pelos prefeitos e governadores para realizar investimentos nas áreas da saúde, segurança pública e transporte, garantindo melhores serviços e infraestrutura para a população.
É importante ressaltar que o valor arrecadado com o IPVA também faz parte do orçamento anual das prefeituras e dos estados. Dessa forma, a contribuição dos cidadãos que pagam o imposto é fundamental para viabilizar a realização de projetos e programas que beneficiam a sociedade como um todo.
Atrasar o pagamento do IPVA pode acarretar em diversas consequências. Entre elas, estão a cobrança de juros e multa diárias, o que pode gerar prejuízos financeiros significativos. Além disso, a falta de regularização do imposto impede a obtenção do licenciamento do veículo e, em caso de flagrante, o veículo pode ser apreendido, sendo liberado somente após a quitação integral dos débitos.
Criado em 1985 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o IPVA é o Imposto Anual sobre a Propriedade de Veículos Automotores. No ano seguinte, em 1986, o imposto foi adotado em todo o país, sendo que cada estado passou a definir sua própria alíquota de cobrança. Além disso, o IPVA substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU), criada em 1969 e de responsabilidade federal. Enquanto a TRU tinha como objetivo financiar a construção e manutenção das rodovias brasileiras, o IPVA tem sua arrecadação destinada ao governo estadual da região onde os veículos estão registrados.