Peterbilt 589 chega para ser o novo ‘Optimus Prime’ das estradas
A Peterbilt, montadora de caminhões, lançou oficialmente o seu mais novo modelo, o 589, para substituir o lendário 389. O novo caminhão mantém alguns aspectos clássicos, como o seu longo e quadrado capô bicudo e a gigante grade cromada da linha 3, mas traz novidades em seu design, como a cabine com formas modernas e um painel todo novo e modernizado.
O grande destaque do novo modelo é a altura do painel, que é mais baixa em relação aos modelos anteriores, melhorando significativamente a visibilidade do motorista. Além disso, o interior conta com um volante mais moderno com controles de multimídia e computador de bordo.
De acordo com Jacob White, diretor de Marketing de Produto da Peterbilt, encerrar um modelo nunca é fácil para os clientes e a montadora. O lançamento do modelo 589 é como passar um manto de uma geração para outra, e isso teve que ser feito com bastante cuidado, já que muitos clientes têm o modelo 389 como marca e legado.

O projeto do novo 589 teve início em abril de 2013, mas a pandemia acabou atrasando um pouco os planos da montadora. Na parte mecânica, o modelo padrão é equipado com motor Paccar MX-13 (o mesmo utilizado nos DAF XF no Brasil) e transmissão manual automatizada TX-12 (a mesma utilizada no modelo 389). A Peterbilt também disponibiliza uma caixa manual TX-18.
A montadora ainda oferece o pacote Legendary para reforçar o legado da série 3, colocando frisos e logotipos antigos da Peterbilt na lateral do capô, para-lamas cromados no eixo frontal e proteção interna contra detritos e barro com a logo da montadora. No interior, o modelo recebe detalhes em cromo ao estilo dos anos 50 e detalhes em madeira.
O novo Peterbilt 589 está sendo lançado com seis opções de cabine: 44 Low Roof, 58 Low Roof, 58 High Roof, 72 Low Roof, 72 High Roof e 80 High Roof.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
