Petrobras vai alterar a política de preços da gasolina e diesel para baixar o preço?
A Petrobras está avaliando uma possível mudança em sua política de preços para diesel e gasolina no Brasil. A atual estratégia adotada pela empresa leva em consideração a paridade com o mercado internacional e uma margem para remunerar riscos inerentes à operação, o que permite que os preços sejam reajustados pelo menos uma vez ao mês.
No entanto, a Petrobras está buscando um novo formato que evite tanto uma paralisação nos preços quanto uma maratona de reajustes. A diretoria está discutindo as possíveis alterações e elas serão avaliadas no início da próxima semana.
A questão dos preços dos combustíveis no Brasil é um assunto recorrente e tem sido tema de debates políticos há anos. Em 2017, houve 118 reajustes para um único combustível, o que resultou em uma enorme crise com a greve dos caminhoneiros.

Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu “abrasileirar” o preço da gasolina, descolando o combustível da cotação internacional. Para isso, defendeu a construção de mais refinarias para aumentar a capacidade e compensar as que foram vendidas ou privatizadas.
A Petrobras ainda não divulgou quando a análise das possíveis mudanças será concluída nem como elas afetarão os preços finais nos postos de combustíveis. No entanto, a possibilidade de mudança é vista como uma tentativa de solucionar problemas antigos com a política de preços, evitando tanto a falta de reajuste quanto o excesso de reajustes que já causaram crises no passado.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
