Chegou a hora de comprar picapes Diesel? Governo aumenta o corte do IPI para 35%

Se você está já algum tempo de olho em adquirir uma nova picape, seja por questões de trabalho ou apenas por gosto pessoal e toda a praticidade que esse tipo de carro pode trazer, você está com sorte.

Isso porque essa pode ser a chance perfeita de você financeiramente realizar seu sonho de conseguir a sua picape por um preço bem melhor do que o apresentado pelo mercado ultimamente.

Isso vai ser possível porque o governo fez mais um corte no IPI, o famoso Imposto sobre produtos industrializados, e dessa vez o novo corte vai influenciar diretamente nos preços das picapes no Brasil.

Essa não é a primeira vez que o governo trabalha com esse tipo de corte. No mês de fevereiro ele já havia feito um corte em 25% desse imposto, e agora decidiram ampliar esse corte para 35%.

Assim que o corte foi anunciado, as pessoas já começaram a perguntar de que forma essa mudança afetaria o mercado de carros diretamente, e segundo a Bright Consulting, empresa de consultoria, as picapes vão ser as grandes afetadas, sobretudo as com motor turbo diesel, que vão ter alíquota com queda para 5,2%.

É claro que esse valor precisa ser repassado para o consumidor final, e caso isso de fato aconteça, os veículos vão poder ter uma queda de 1,23% já nas concessionárias. 

De acordo com o especialista e sócio da Bright Consulting, Cassio Pagliarini, a redução que tanto tem sido falado pelas pessoas e anunciado nos jornais só vai ter um impacto real nas picapes que são movimentadas a diesel, e que tem capacidade de carga de uma tonelada. Infelizmente nada vai mudar para outros veículos no momento.

Vale lembrar ainda que o corte feito em fevereiro já foi de grande ajuda, com um desconto que podia chegar até 3,7%, tudo dependendo é claro da cilindrada e do combustível.

E agora com essa nova mudança, vai ser possível ver alguns modelos de picapes bem desejados ter uma queda significativa em seu preço, como por exemplo a Fiat Toro, que é extremamente desejada tanto para trabalho quanto para lazer, que antes da mudança era encontrada por 187.090 mil, e agora vai poder ser encontrada por 184.789 mil.

Outras mais robustas como a S10, Hilux e Ranger também vão ter quedas por volta de 3 mil reais no preço de cada uma.

Picape
Imagem retirada do site: QuatroRodas.

Quer ter acesso a mais notícias quentinhas iguais a está? Então acesse o Agora Motor, o seu portal de artigos e notícias relacionadas ao mundo automobilístico.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário