Pista que recarrega carros elétricos: Grupo Stellantis já testa protótipo!
No final de 2021, a Stellantis revelou o circuito “Arena do Futuro” na Itália, que cria um centro de tecnologia para carregar carros elétricos à medida que passam pela pista. Esta inovação está muito próxima de se tornar realidade, pois os testes correspondentes já começaram.
Com o sistema Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT), os veículos elétricos podem ser carregados sem o uso de cabos ou pontos específicos. Através das bobinas localizadas sob o asfalto, a energia é transferida diretamente para carros, caminhões e ônibus sem parar na estação para recarregar as baterias.
Esta inovação aplica-se a todos os veículos equipados com um receptor especial que fornece a energia de entrada da infraestrutura rodoviária diretamente ao motor elétrico, aumentando a autonomia e poupando a bateria.
Guia do Conteúdo
Teste completo
Testes na “Arena do Futuro” mostraram que um veículo elétrico leve equipado com o sistema de teste pode viajar em velocidades típicas de rodovias sem consumir a energia armazenada na bateria.
Os testes também mostraram que a eficiência do fluxo de energia da estrada para o carro é semelhante à típica das estações de carregamento rápido, para que os motoristas não precisem parar para recarregar. Além disso, as medições da intensidade do campo magnético não mostraram nenhum efeito no motorista ou nos passageiros.
O circuito é alimentado por corrente contínua (CC) e apresenta várias vantagens específicas e únicas, como a redução das perdas de energia durante a distribuição de energia, garantindo a integração direta com fontes de energia renováveis, eliminando a necessidade de conversão de corrente contínua em corrente alternada, permitindo a utilização de mais potência do que a distribuição de corrente alternada cabos finos, ou permitem o uso de cabos de alumínio para distribuição de corrente.
Projetos de cooperação
Cabe destacar que esta iniciativa impulsionada pela Stellantis conta com diversos parceiros dedicados à inovação. O projeto é coordenado pela A35 Brebemi, empresa de propriedade da Aleatica, operadora global de infraestrutura de transporte dedicada a soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.
A esse respeito, Anne-Lise Richard, diretora da Stellantis Global Electric Mobility Division, enfatizou que a premissa do plano estratégico de longo prazo “Dare Forward 2030” é trazer liberdade de viagem de ponta para todos. A iniciativa está no centro do propósito da empresa.
“Ao trabalhar com este extraordinário grupo de parceiros, demonstramos que a tecnologia de carregamento indutivo pode impulsionar nosso futuro eletrificado. Esses projetos conjuntos são a nossa chave para alcançar maior vida útil da bateria, alcance reduzido, eficiência energética aprimorada, vida útil da bateria, excelente desempenho e peso reduzido e custo”, disse ela.

Acompanhe e veja as novidades e atualizações do mundo dos motores. Acesse o Agora Motor.
