Por que plano do governo de incentivar carro popular pode enguiçar?

O governo brasileiro planeja um programa de incentivo para recuperar a popularidade dos carros populares, que se tornaram raros e caros no mercado automotivo. A proposta será apresentada no Dia da Indústria, em 25 de maio, mas ainda não está claro quais medidas serão adotadas.

A diminuição da renda da população e a dificuldade de acesso ao crédito têm contribuído para a queda nos financiamentos de carros. A elevação da taxa básica de juros também tem influenciado na redução do interesse dos consumidores em fazer novos financiamentos. Essas dificuldades econômicas e financeiras, aliadas à mudança no perfil de consumo, têm deixado os carros populares em segundo plano em relação às SUVs.

Por que plano do governo de incentivar carro popular pode enguiçar?
Por que plano do governo de incentivar carro popular pode enguiçar?

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os carros populares representavam 31,3% das vendas em 2012, enquanto as SUVs representavam apenas 8,8%. Em 2021, até abril, os carros populares representaram apenas 9,3% das vendas e as SUVs chegaram a 46,4%.

Para incentivar a compra de carros populares, o governo planeja reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e negociar com os Estados uma redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além disso, estão sendo estudadas formas de diminuir as margens de lucro das montadoras e concessionárias. Parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também poderá ser usada para a compra do automóvel, assim como o governo pode incentivar subsídios para financiamentos e parcelamentos mais longos.

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Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
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Gabriel Schmoller
2 comentários
  • Responder

    vamos ser realista neste momento. a culpa é do brasileiro.
    o mesmo carro ou melhor, carros melhores fabricados aqui, são vendidos mais barato no exterior. não é imposto é ganância das montadoras e falta de possibilidades de importação de veículos usados de alta qualidade, comparados com os novos daqui. as montadoras e clara também o governo federal “indiferente de partidos ” tem uma culpa gigante nos preços praticados aqui.
    a cultura brasileira e arcaica, não se pensa em geração de empregos e sim em lucros!
    lucros em margem altíssima, ao invés de lucros menores em alta quantidade, não teríamos uma frota de veículos velhos se o preço dos novos não fosse tão altos!
    Não verdadeira o mercado brasileiro tem sucatas rodando como novas e brasileiro se achando.
    A maioria dos brasileiros nem sabem que andam com carros considerados de pobres de periferia da maioria dos países.
    ” triste realidade do brasileiro que se acha inteligente “

  • Responder

    Se o governo abrir as importações de carros usados, com certeza as montadoras no Brasil vão diminuir e muito os preços, e ainda continuar a ter um excelente lucro.

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