Pneu de caminhão explode e mata borracheiro: por que isso está cada vez mais comum?
Mecânico morre em explosão de pneu de caminhão no Rio Grande do Sul e especialista alerta para a recorrência desse tipo de acidente
No Rio Grande do Sul, um mecânico identificado como Vinícius Saldanha do Carmo morreu após a explosão de um pneu de caminhão em uma borracharia. O acidente ocorreu na presença de outras três pessoas que estavam no local no momento. Esse tipo de acidente, infelizmente, não é um caso isolado. Em outras ocasiões similares, um borracheiro desmaiou após um pneu que ele calibrava explodir no interior da Bahia e um casal no Paraná escapou por pouco de se machucar em um caso semelhante.
O UOL Carros conversou com Renato Passos, engenheiro mecânico especialista em reparação automotiva, para entender por que esses acidentes têm se tornado cada vez mais frequentes. Uma das hipóteses levantadas é a recauchutagem do pneu ou a existência de remendos que tenham deixado o pneu frágil e suscetível à ruptura sob pressão muito alta. Segundo Passos, o risco concentra-se nos serviços inadequados de reforma deste tipo de componente.

Além disso, o cenário econômico atual tem favorecido esse tipo de acidente. O custo elevado do frete não incentiva uma manutenção adequada dos veículos de carga e os profissionais acabam recorrendo a soluções perigosas para si mesmos e para outros. É necessário que os profissionais da área estejam atentos aos riscos envolvidos na reforma inadequada desses componentes e que sejam tomadas medidas para garantir a segurança de todos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
