Pneu remold passa na vistoria do Detran? Mitos e verdades

As vezes o seu pneu fura, principalmente na hora da emergência, e você não tem dinheiro para comprar um novo, e o pneu remold pode parecer uma boa opção. Até porque o pneu remold tem um preço bem mais baixo que o normal.

Mas será que o pneu remold passa na vistoria do Detran? Será que é bom? Esse é um dos assuntos que vamos comentar durante esse artigo. Então, continue a ler esse artigo e entenda tudo!

O que é pneu remold?

Um pneu remold (ou recauchutado) é um pneu que passou por um processo de renovação após ter chegado ao fim de sua vida útil. Esse processo envolve a aplicação de uma nova camada de borracha na banda de rodagem do pneu, permitindo que ele possa ser utilizado novamente.

Os pneus remold são geralmente mais baratos do que os pneus novos e podem ser uma opção para quem busca economizar dinheiro. No entanto, eles podem não oferecer o mesmo desempenho e segurança que os pneus novos, e há também preocupações sobre a qualidade dos pneus remold e a durabilidade da nova camada de borracha aplicada no processo de renovação. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de decidir comprar um pneu remold.

Pneu remold passa na vistoria do Detran?
Pneu remold passa na vistoria do Detran. Foto: Canva

É perigoso usar pneu remold?

Os pneus remold não são necessariamente perigosos, mas existem alguns riscos envolvidos no uso desses pneus. Um dos principais problemas com os pneus remold é que a qualidade da nova camada de borracha pode variar bastante dependendo do processo de renovação utilizado e da empresa que realiza o serviço.

Alguns estudos sugerem que os pneus remold apresentam maior risco de falha estrutural, como bolhas ou descolamento da banda de rodagem, o que pode levar a situações perigosas de perda de controle do veículo. Além disso, os pneus remold podem ter menor aderência em condições adversas, como piso molhado ou neve, o que pode aumentar o risco de acidentes.

No entanto, isso não significa que todos os pneus remold sejam perigosos. Há empresas responsáveis que seguem padrões rigorosos para garantir a qualidade do processo de renovação, e alguns motoristas relatam ter tido experiências positivas com esses pneus. De qualquer forma, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e escolher um pneu de qualidade comprovada para garantir a segurança ao dirigir.

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E o pneu remold passa na vistoria do Detran?

O Inmetro autoriza o uso de pneus remoldados em veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. Mas a utilização do pneu remold é vetada em veículos agrícolas, motocicletas e outros.

E para conseguir que o Pneu remold passa na vistoria do Detran precisa ter o selo do Inmetro e claro, optar por uma empresa confiável.

Como o pneu é fabricado?

O processo de fabricação de pneus é complexo e pode variar um pouco dependendo do tipo de pneu, mas em geral, ele segue as seguintes etapas:

  1. Preparação da matéria-prima: Os pneus são feitos principalmente de borracha natural ou sintética, além de outros materiais como aço, nylon e poliéster. Esses materiais são misturados em grandes cubas com aditivos químicos para formar uma massa homogênea.
  2. Pré-forma: Nesta etapa, a massa de borracha é moldada em uma pré-forma, que terá o formato básico do pneu.
  3. Construção: A pré-forma é colocada em um molde especial, onde será adicionada a estrutura interna do pneu, chamada de carcaça, que é composta por camadas de tecido de nylon, poliéster ou aço. A carcaça dá suporte ao pneu e determina suas características de resistência e durabilidade.
  4. Vulcanização: O pneu é então fechado em um molde e submetido a altas temperaturas e pressão para fixar a borracha à carcaça. Este processo é conhecido como vulcanização.
  5. Corte e acabamento: Após a vulcanização, o pneu é retirado do molde e passa por máquinas de corte e acabamento, onde a banda de rodagem é esculpida e os sulcos são criados.
  6. Testes e inspeção: Por fim, o pneu passa por vários testes e inspeções para garantir sua qualidade e segurança, incluindo medições de pressão, testes de resistência à tração e verificação visual.

Após essas etapas, os pneus estão prontos para serem comercializados e utilizados nos veículos.

Fazendo pneu remold
Fazendo pneu remold. Foto: Divulgação

Itens obrigatórios na hora da vistoria

Uma forma de eliminar as dúvidas sobre os itens que reprova na vistoria veicular é ver alguns itens avaliados durante o que acontece no procedimento. Veja uma lista de alguns deles:

  • Espelhos retrovisores da parte interna e externa.
  • Buzina.
  • Faróis dianteiros branco e amarelo.
  • Faroletes.
  • Para-brisa.
  • Lanterna de marcha a ré.
  • Lanternas traseiras de cor vermelha.
  • Lanterna que apontam a direção.
  • Lanterna que ilumina a placa.
  • Para-choque dianteiro e traseiro.

E na vistoria também é observado itens relacionados a segurança do carro, como os pneus. Apesar de não ser mais obrigatórios, outra coisa é analisado é se o exterior de incêndio, caso exista, precisa estar dentro do prazo de validade.

Pneu Remold é bom?

A utilização de pneus remoldados pode ser uma opção mais econômica para algumas pessoas, mas existem pontos positivos e negativos a serem considerados.

Pontos Positivos:

  • Menor custo em comparação aos pneus novos.
  • Ajudam a reduzir o impacto ambiental, pois reaproveitam a carcaça do pneu antigo.
  • Possuem garantia do fabricante e as marcas sérias, seguem as normas de segurança.

Pontos Negativos:

  • Podem apresentar menor durabilidade do que os pneus novos.
  • Em alguns casos, podem ter uma qualidade inferior e não passar nos testes de segurança.
  • Existem restrições quanto ao uso de pneus remoldados em veículos usados em serviços de transporte coletivo e carga.

Em geral, os pneus remoldados são permitidos desde que estejam em boas condições e atendam às especificações técnicas exigidas pelas autoridades competentes. No entanto, é importante verificar se o órgão responsável pela vistoria aceita esse tipo de pneu antes de instalá-lo no veículo.

Além disso, é essencial avaliar as condições das estradas que você costuma trafegar e a maneira como você dirige, para determinar se os pneus remoldados são uma boa escolha para o seu estilo de direção e tipo de veículo.

Pneu remold passa na vistoria do Detran?

E aí, Gostou?

E então, agora sabemos se o pneu remold passa na vistoria do Detran! Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente aqui abaixo na área de comentários.

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Perguntas Frequentes

O que é um pneu remold?

Um pneu remold (ou recauchutado) é um pneu que passou por um processo de renovação após ter chegado ao fim de sua vida útil. Esse processo envolve a aplicação de uma nova camada de borracha na banda de rodagem do pneu, permitindo que ele possa ser utilizado novamente.

É perigoso usar pneu remold?

 Os pneus remold não são necessariamente perigosos, mas existem alguns riscos envolvidos no uso desses pneus. Alguns estudos sugerem que os pneus remold apresentam maior risco de falha estrutural, como bolhas ou descolamento da banda de rodagem, o que pode levar a situações perigosas de perda de controle do veículo. Além disso, os pneus remold podem ter menor aderência em condições adversas, como piso molhado ou neve, o que pode aumentar o risco de acidentes.

O pneu remold passa na vistoria do Detran?

O Inmetro autoriza o uso de pneus remoldados em veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. Mas a utilização do pneu remold é vetada em veículos agrícolas, motocicletas e outros. E para conseguir que o pneu remold passe na vistoria do Detran, precisa ter o selo do Inmetro e escolher uma empresa confiável.

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Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
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