Por que os pneus com alinhamento e balanceamento em dia se deformam?
Um residente de Ibiúna (SP), Felipe Tanaka, teve o pneu do seu carro deformado recentemente, mesmo tendo realizado o balanceamento das rodas e alinhamento de direção a cada 10.000 quilômetros. Porém, segundo o consultor Roberto Faldenstein da Pirelli, a deformação de pneus não pode ser atribuída somente ao balanceamento e alinhamento, mas também a outros fatores, como desgaste irregular.
Faldenstein explicou que há outros motivos que podem levar à deformação dos pneus, tais como bolhas causadas por impacto contra buracos, excesso de carga, pneus descalibrados e frenagens bruscas. Além disso, manter o veículo parado por longos períodos também pode afetar a condição dos pneus. Sendo assim, é recomendado que o veículo esteja sobre cavaletes ou ande um pouco semanalmente para evitar deformações. É essencial também manter a pressão ideal nos pneus para evitar que o peso do veículo seja sustentado em um único ponto por muito tempo.

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Manutenção preventiva é essencial
Faldenstein ressaltou que a manutenção preventiva do veículo é fundamental para prolongar a vida útil dos pneus e evitar possíveis problemas. Não basta apenas realizar o balanceamento e alinhamento, é necessário estar atento a todos os aspectos que podem contribuir para a deformação dos pneus. Assim, é importante verificar se todos os componentes do veículo estão em boas condições e evitar situações que possam prejudicar os pneus, tais como excesso de carga ou calibragem inadequada.
Em síntese, a deformação dos pneus não pode ser atribuída somente ao balanceamento e alinhamento, mas sim a diversos fatores que podem afetar a condição dos pneus. Portanto, é importante realizar manutenções preventivas regulares no veículo para prolongar a vida útil dos pneus e evitar problemas futuros.
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