Entenda porque os pneus de carro irão ser cada vez mais caros
Fabricantes de pneus, como Michelin, Continental e Pirelli, estão enfrentando o desafio de encontrar soluções mais sustentáveis para o desgaste dos pneus dos carros elétricos. Estudos mostram que os pneus estão emitindo mais partículas do que o esperado, tornando-se uma fonte significativa de poluição. O 6PPD, um antioxidante presente em todos os pneus, é solúvel em água e pode ser letal para algumas espécies de peixes, o que está levando as autoridades a exigir alternativas menos tóxicas.
Com cerca de 2 bilhões de pneus produzidos globalmente por ano, as partículas dos pneus são uma preocupação crescente. A Michelin estima que os pneus emitem aproximadamente 3 milhões de toneladas de partículas todos os anos, enquanto as superfícies das estradas contribuem com outras 3 milhões de toneladas. Dirigir 200.000 km em seus pneus produz cerca de 1,5 kg de partículas, em comparação com uma média de mercado de 3,6 kg.

As próximas regulamentações da União Europeia irão regulamentar os pneus pela primeira vez, com o objetivo de reduzir a poluição. No entanto, isso exigirá materiais mais caros para tornar os pneus mais duráveis e desenvolver soluções mais sustentáveis para compensar as emissões aumentadas do desgaste dos pneus dos carros elétricos.
Melhorias nos compostos poderiam reduzir a poluição dos pneus nas estradas a níveis gerenciáveis, mas é impossível zerá-la. É importante ressaltar que, mesmo que a produção da bateria e do carro elétrico seja mais poluente, o alto nível de eficiência desses veículos compensa essa diferença nos primeiros anos de propriedade. À medida que as fontes de energia se tornarem menos dependentes dos combustíveis fósseis, os carros elétricos serão ainda melhores para o meio ambiente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!