Polícia enquadra carro autônomo “sem motorista”

O carro foi parado por um policial que queria verificar os faróis apagados do veículo autônomo – no qual não há motorista. Esta situação inusitada aconteceu recentemente e tomou conta das redes sociais.

O vídeo circula nas redes sociais mostra o momento da abordagem policial e a “fuga” do veículo autônomo. 

Cruise é o braço de carros autônomos da General Motors. Em dezembro um veículo Cruise se envolveu em um acidente pela primeira vez. O perfil oficial do Cruise se manifestou via Twitter e eles disseram que “nosso AV (veículo autônomo) cedeu ao veículo da polícia e parou no local seguro mais próximo para a parada de tráfego conforme pretendido”. Um oficial entrou em contato com o pessoal do Cruise e nenhuma citação foi omitida”, disse ele.

Os faróis do carro de Cruise foram o que levou os policiais a pará-lo. Eles o viram dirigindo à noite, e os carros só podem estar em operação das 22h às 6h.

Seu modelo também é semelhante ao usado por uma startup de resposta a emergências, a Cruise, com sede em Boston, que afirmou que “trabalha em estreita colaboração com a polícia local sobre como interagir com os veículos” e até fornece uma linha telefônica dedicada para contatá-los.

No Twitter, você pode ver um vídeo do veículo autônomo em roaming por San Francisco, CA (EUA).

Como funcionam os veículos autônomos?

Vários componentes trabalham juntos para garantir que os carros autônomos tenham a percepção e a orientação de que precisam para dirigir com segurança. Câmeras, sensores e radares funcionam como os olhos de um veículo, detectando obstáculos, sinais de trânsito, semáforos, pedestres…

Autônomo
Foto: Reprodução

A maior vantagem é que o dispositivo pode realmente escanear ao redor do veículo, permitindo que ele veja 360 graus. Dessa forma, ele consegue perceber situações quase impossíveis de serem captadas pelo olho humano, melhorando muito a segurança dos carros autônomos.

Os dados recebidos por esses dispositivos são enviados para a unidade de controle, o cérebro do sistema. Ele é responsável por transformar esses dados em ação, controlando a frenagem, aceleração e direção do veículo.

A tecnologia já existe mais do que pensamos. Alguns lugares ao redor do mundo implementaram regras e aprovaram a circulação de modelos, como Califórnia e Nevada nos EUA e na Alemanha.

Acompanhe todas novidades e lançamentos do mundo dos motores acessando o Agora Motor!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário