Polícia quer usar pneus sem ar para que não possam ser atingidos por disparos
A tecnologia de pneus sem ar está sendo considerada pela polícia europeia para uso em viaturas policiais. Esses pneus são à prova de balas e podem dificultar a fuga dos suspeitos que costumam atirar nos pneus durante perseguições policiais. A Michelin, fabricante de pneus, já testou seus pneus sem ar em viaturas policiais e atingiu velocidades de até 130 mph.
A tecnologia desses pneus também pode ser benéfica para carros autônomos no futuro, pois não precisariam parar para trocar um pneu furado. De acordo com o CEO da Michelin, Florent Menegaux, os pneus sem ar também são ideais para esses tipos de carros, pois eles não sofrem com furos como os pneus convencionais.
A Michelin apresentou o protótipo Uptis (sistema de pneus à prova de furos) pela primeira vez em um Chevrolet Bolt EV em 2019. A General Motors informou que iria testar os pneus Uptis em sua frota de Bolt EVs e planejava disponibilizá-los como opção de produção a partir de 2024.

Outros fabricantes, como Bridgestone, Goodyear e Hankook, também apresentaram protótipos ou conceitos de pneus sem ar ao longo dos anos. No entanto, a Michelin reforça que os pneus sem ar provavelmente serão limitados a aplicações específicas e não substituirão completamente os pneus convencionais.
Apesar de ainda não estarem prontos para serem usados em carros de produção, a polícia europeia está interessada nessa tecnologia. A disponibilização desses pneus no mercado ainda não tem previsão e provavelmente será limitada a aplicações específicas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!