Poliestireno expandido: nome chique para isopor, que está invadindo os carros mais baratos
Se você é um amante de carros, já deve ter ouvido falar do poliestireno expandido, também conhecido como isopor. Mas o que poucos sabem é que esse material está invadindo os carros mais baratos e promete revolucionar a indústria automotiva. Quer saber como? Então continue lendo este artigo e descubra tudo sobre essa novidade que está dando o que falar!
Guia do Conteúdo
Poliestireno expandido, ou isopor, começa a ser usado em carros mais baratos!
Você já reparou em um revestimento parecido com isopor em carros de entrada? Esse material é o poliestireno expandido, popularmente conhecido como isopor, e está cada vez mais presente nos automóveis atuais, principalmente nos modelos mais baratos. Mas afinal, é seguro utilizar esse material na construção de um carro?

O poliestireno expandido é um material altamente moldável e pode ser combinado com outros tipos de plásticos e tecidos, o que reflete uma produção mais econômica de vários materiais com as propriedades funcionais e estéticas esperadas.
Além disso, é seguro e pode ser utilizado de diversas formas na construção de um carro, como reforço estrutural em alguma peça, isolante acústico ou térmico, entre outras.
Como o poliestireno expandido é utilizado nos carros?
Segundo Marco Colósio, doutor em Engenharia de Materiais e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, há dois tipos de poliestireno expandido com aplicação automotiva. Ambos têm aparência parecida, mas o EPP é mais rígido e é usado em caixas de estepe, por exemplo. Já o EPS, conhecido popularmente por isopor, tem mais maleabilidade.
Nos veículos, os componentes externos em EPP são estruturalmente fortes para complementar outros sistemas como cintos de segurança, assim como revestimento de coluna, teto e porta.
Qual é a evolução do uso do poliestireno expandido na indústria automotiva?
Segundo dados da KNAUF Industries, o EPP trouxe uma verdadeira evolução para a indústria automotiva desde que começou a ser utilizado nos carros: reduziu o peso total de um veículo em mais de 10%. “Graças a isso, é possível reduzir o consumo de combustível em 7%, enquanto o uso de materiais recicláveis no veículo só aumenta”.
O uso do poliestireno começou na década de 1980, como um componente para do para-choque, mas percebeu-se um alto poder de absorção de impactos sem ser destruído. “Desde então, todas as partes do carro relacionadas à segurança dos passageiros – encosto de cabeça, cadeirinhas infantis e enchimentos das portas (para absorver os impactos laterais) – foram fabricadas com este material”, diz a empresa.
Por que o poliestireno expandido pode causar a sensação de baixa qualidade?
De fato, abrir a porta do carro e ter a sensação de que há um revestimento de isopor nas portas pode despertar uma sensação de chateação. “Pago tão caro por isso?”, pode se perguntar o proprietário do veículo.
Mas a realidade é que o problema é muito mais estético do que estrutural: o material é seguro, o que falta é o cuidado da montadora em “esconder” o revestimento – normalmente, para reduzir custos. Em veículos mais caros, mesmo em menor quantidade, o “isopor” está presente, mas há mais refinamento nos acabamentos.
O poliestireno expandido é ecologicamente correto?
Sim, o poliestireno expandido é 100% reciclável e reforça a busca de novas soluções pró-ecológicas.
O poliestireno expandido é seguro para os passageiros?
Sim, o poliestireno expandido é seguro e pode ser utilizado de diversas formas na construção do automóvel.
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