Polo Comfortline 2025 ou Novo Tera? Vale a Pena Investir no Polo Antes da Chegada do SUV?

A escolha de um carro novo é sempre uma decisão importante, e com a chegada do Tera, o novo SUV da Volkswagen, o Polo Comfortline, modelo 2025, está passando por uma reavaliação no mercado. A questão que surge é: será que vale a pena investir em um modelo tradicional como o Polo Comfortline, que está prestes a ser descontinuado em 2026, ou esperar pelo Tera, que promete ser o novo queridinho dos brasileiros? Vamos analisar se o Polo ainda tem apelo, ou se o Tera é realmente o futuro da Volkswagen no Brasil.

O Encontro de Duas Gerações

Imagine o cenário: estamos em 2025, e um cliente entra em uma concessionária Volkswagen com R$ 120 mil para investir em um carro. A primeira opção é o Polo Comfortline, um modelo consolidado, mas que está prestes a sair de cena com o lançamento da linha 2026, com uma versão limitada do hatch. A outra opção é o Tera, o novo SUV da Volkswagen, que traz uma plataforma e motor similares ao Polo, mas com um design moderno e características que agradam ao público brasileiro, como maior altura do solo e visual robusto.

Volkswagen Polo cinza na diagonal.
Foto: Divulgação

Com o preço de R$ 120.490, o Polo Comfortline 2025 oferece muito do que os consumidores esperam de um carro nessa faixa de preço: quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10,1″, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave presencial, volante multifuncional e faróis de LED. O modelo também conta com rodas de liga leve de 15″ e um design que ainda agrada, apesar de já estar em fim de carreira.

No entanto, o grande problema do Polo é que ele parece estar ficando para trás, especialmente no que diz respeito ao seu acabamento e estilo. Ao entrar no carro, o consumidor pode perceber um interior mais simples, com materiais de acabamento inferiores se comparados aos do Tera. Por exemplo, os bancos do Polo Comfortline agora têm encostos de cabeça fixos e revestimento de tecido mais simples, algo que incomoda quem está acostumado ao conforto dos modelos mais modernos. Além disso, o carro apresenta algumas mudanças estruturais, como a substituição das saídas de ventilação traseiras por portas USB-C.

Performance: Um Passo Atrás?

O Polo Comfortline 2025 tem motor 1.0 turbo de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que oferece 116 cv de potência (gasolina) e 109 cv (etanol), além de torque de 16,8 kgfm. Apesar de ser um bom motor para o uso diário, a performance do Polo foi afetada por ajustes feitos para atender às normas de emissões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Esses ajustes diminuíram o desempenho do modelo, tornando a resposta do acelerador mais lenta e imprecisa, especialmente em manobras, o que pode ser um incômodo para motoristas que buscam uma condução mais ágil e precisa.

Em nossa avaliação, o Polo levou 11,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o que é mais lento do que concorrentes diretos como o Chevrolet Onix turbo (10,1 s) e o Hyundai HB20 TGDi (10,7 s). No entanto, o consumo de combustível do Polo Comfortline 2025 é impressionante, com uma média de 16 km/l, o que faz dele uma excelente opção para quem prioriza a economia de combustível, especialmente em trajetos urbanos.

Polo 2025 vai perder seu charme para o Tera.

Dirigibilidade: A Melhor Entre os Hatches

Quando o assunto é dirigibilidade, o Polo Comfortline ainda se destaca. Ele continua sendo um dos hatches compactos mais agradáveis de dirigir no mercado, com uma suspensão independente McPherson na frente e eixo de torção atrás, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Mesmo com a chegada do Tera, que promete uma dirigibilidade superior, a experiência ao volante do Polo Comfortline é difícil de ser superada, especialmente em trajetos urbanos.

O Novo Tera: O Que Esperar?

O Tera, por outro lado, traz novidades que podem atrair mais os consumidores que procuram algo mais moderno e alinhado com as tendências atuais do mercado. Embora compartilhe a plataforma, o motor e o câmbio com o Polo, o Tera oferece um design mais atual e uma proposta de SUV compacto, com maior altura do solo, algo que é muito apreciado pelos motoristas brasileiros, que adoram um carro com visual mais robusto e imponente.

Além disso, a Volkswagen promete que o Tera trará melhorias na calibração do acelerador e ajustes de suspensão, visando entregar uma experiência de direção mais refinada e ágil. Os rumores indicam que o Tera deve ter uma aceleração mais rápida e uma performance mais eficiente, com um visual mais sofisticado e tecnologia de ponta.

O Fim de Uma Era?

Com a chegada do Tera, o Polo Comfortline está começando a dar lugar a novos modelos dentro da linha Volkswagen, e algumas versões do Polo estão sendo descontinuadas. Embora o Polo tenha sido um ícone da marca e tenha conquistado muitos fãs ao longo dos anos, ele parece estar perdendo espaço para modelos mais modernos e alinhados com as expectativas dos consumidores, especialmente com a crescente demanda por SUVs.

É possível que o Polo continue existindo, mas com versões mais baratas, voltadas para frotistas, com generosos bônus de desconto. O Tera, por sua vez, deve se tornar o principal modelo da Volkswagen no Brasil, não apenas como um SUV de entrada, mas como uma opção mais atraente para quem busca inovação, estilo e desempenho.

Vale a Pena Investir no Polo Comfortline?

Para o cliente que está buscando um carro compacto, econômico e que ofereça uma boa experiência de direção, o Polo Comfortline 2025 ainda é uma opção válida, principalmente devido ao seu consumo eficiente e dirigibilidade. No entanto, quem está disposto a esperar um pouco mais e investir em um modelo mais moderno e alinhado com as tendências do mercado pode achar o Tera uma opção mais interessante.

Se você é do tipo de consumidor que gosta de novidades e está sempre em busca do que há de melhor, o Tera provavelmente será a escolha mais acertada. O novo SUV promete trazer tudo o que os consumidores buscam em termos de design, conforto e performance, deixando o Polo Comfortline para trás.

O Futuro da Volkswagen

À medida que a Volkswagen começa a dar os primeiros passos para deixar o Polo Comfortline e outros modelos mais tradicionais para trás, o Tera surge como a aposta para o futuro. O Polo, que já teve grande importância na história da marca, agora se vê em um papel secundário, enquanto o Tera se prepara para ser o grande protagonista. A escolha entre o Polo Comfortline e o Tera vai depender das prioridades do consumidor: se você busca um hatch compacto e econômico, o Polo ainda é uma boa escolha, mas se está em busca de algo mais moderno, com design e tecnologias de ponta, o Tera é, sem dúvida, a opção a ser considerada.

Volkswagen Tera.
Foto: Divulgação/ Vokswagen

Leia também!

Em resumo, a chegada do Tera representa uma grande mudança para a Volkswagen no Brasil, e com isso, a marca dá mais um passo em direção ao futuro, com novos modelos que atendem às necessidades dos consumidores atuais e futuros. O Polo Comfortline, embora ainda relevante, está em uma fase de transição, deixando espaço para que o Tera brilhe no mercado brasileiro.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário