O Que Torna o Chevrolet Onix Plus o Sedã Mais Vendido do Brasil? Avaliação Completa do Onix!

O Chevrolet Onix Plus tem se destacado como um dos sedãs mais vendidos no Brasil, conquistando um lugar de destaque no mercado, mesmo com o crescente apelo dos SUVs. Em fevereiro de 2025, o modelo vendeu impressionantes 13.640 unidades, ficando atrás apenas do seu irmão hatch, o Onix, e do Hyundai HB20, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Mas o que faz o Onix Plus ser tão bem-sucedido nas vendas, mesmo com muitos consumidores migrando para modelos de SUVs? Nesta avaliação, vamos explorar os aspectos que tornam o Onix Plus um verdadeiro sucesso, superando concorrentes diretos e conquistando a preferência dos brasileiros.

Lançado como sucessor do Prisma, o Onix Plus chegou ao mercado com o objetivo de elevar o padrão dos sedãs compactos no Brasil, mantendo as qualidades de seu antecessor, mas com um visual mais moderno e um foco em conforto e tecnologia. A versão que testamos é a Premier II, a mais equipada da linha, e traz uma série de recursos que fazem toda a diferença no dia a dia dos motoristas brasileiros.

Design Moderno e Atraente

Um dos maiores diferenciais do Chevrolet Onix Plus está, sem dúvida, no seu design. Ao olhar para a versão atual, é difícil acreditar que ele seja sucessor de um modelo tão simples como o antigo Prisma. O Onix Plus possui um visual muito mais sofisticado e elegante, que agrada não apenas pelo estilo, mas também pelo porte e pela aparência “premium”.

Chevrolet Onix em movimento na estrada.
Foto: Divulgação

Comparado ao Hyundai HB20S, que também passou por uma reestilização recente, o Onix Plus se sobressai com linhas mais ousadas e um design mais jovem. Na parte dianteira, destaca-se pela grade grande e imponente, que integra uma barra cromada que conecta os faróis e acolhe a icônica gravata dourada da Chevrolet. O capô, com vincos mais pronunciados, e o spoiler aerodinâmico na parte inferior do para-choque também contribuem para uma aparência esportiva.

O design das lanternas traseiras, agora mais finas e com iluminação em LED, também reforça o toque moderno. Além disso, as rodas de 16 polegadas de liga leve complementam o visual, deixando o sedã ainda mais atraente.

Interior e Conforto

Ao entrar no Chevrolet Onix Plus, o primeiro impacto é positivo. O interior tem um visual moderno, com acabamentos que transmitem um ar mais sofisticado, especialmente na versão Premier II. No entanto, apesar de os materiais visuais agradarem, o excesso de plástico rígido no painel e nas portas é uma das críticas mais comuns ao modelo. Esse detalhe é algo que a concorrência, como o Volkswagen Virtus, faz questão de melhorar com acabamentos mais refinados.

O painel de instrumentos combina mostradores analógicos com uma tela digital de 3,5 polegadas, que serve para exibir as informações do computador de bordo. Embora a tela seja prática, não impressiona como os displays maiores encontrados no Virtus ou no novo Nissan Versa.

Interna do Chevrolet Onix.
Foto: Divulgação

O destaque vai para o sistema multimídia MyLink, de 8 polegadas, que possui integração total com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo conexão sem fio. Este é um dos pontos fortes do Onix Plus, trazendo tecnologia que parece estar acima da média para a categoria. Além disso, ele conta com recursos como Wi-Fi nativo (exclusivo da versão Premier, com planos mensais da operadora Claro), carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático e até partida por botão.

Outro detalhe que vale a pena destacar é o volante multifuncional, revestido em couro sintético, que oferece empunhadura confortável e controles para funções como áudio e chamadas. No entanto, o ajuste do volante, que pode ser feito em altura e profundidade, exige um pouco de paciência para travar corretamente.

O conforto dos bancos também é notável, embora o modelo tenha se preocupado em agradar, oferecendo revestimentos premium e ajuste de altura para o banco do motorista. No entanto, os bancos são um pouco curtos, especialmente para pessoas com pernas mais longas, o que pode ser um desconforto para viagens mais longas. Na parte traseira, o Onix Plus tem espaço suficiente para quatro adultos, desde que não sejam muito altos. O entre-eixos de 2.600 mm oferece bom espaço para as pernas, mas um quinto ocupante pode comprometer o conforto.

O porta-malas, com capacidade de 469 litros, não é o maior da categoria, mas é bastante competitivo. Ele perde para rivais como o Volkswagen Virtus (521 litros) e o Fiat Cronos (525 litros), mas supera SUVs compactos como o Jeep Renegade (320 litros) e o VW T-Cross (420 litros).

Desempenho e Condução

O desempenho do Onix Plus Premier é uma das surpresas mais agradáveis do modelo. Equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros, o sedã entrega 116 cv de potência e torque de até 16,8 kgfm quando abastecido com etanol. Esses números são impressionantes, e o carro consegue manter uma performance empolgante, mesmo com motorizações mais potentes de concorrentes como o Volkswagen Virtus.

O motor responde bem nas acelerações e nas retomadas de velocidade, oferecendo agilidade tanto nas ruas da cidade quanto nas rodovias. O desempenho é comparável ao motor 200 TSI da Volkswagen, embora o Onix Plus não tenha a injeção direta de combustível que o rival oferece. O câmbio automático de seis marchas, no entanto, é um ponto de atenção. Embora cumpra bem a função, as trocas de marcha podem ser um pouco bruscas, especialmente em tráfego urbano. Já nas estradas, as mudanças de marchas são mais suaves, contribuindo para um conforto superior durante viagens longas.

Motor do Chevrolet Onix vermelho.
Foto: Divulgação

Quando se trata de consumo, o Onix Plus também se destaca. Segundo os dados do Inmetro, ele oferece uma média de 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando abastecido com gasolina, superando a maioria dos concorrentes da categoria, como o Virtus e o Versa. Esse desempenho é um reflexo da boa combinação entre o peso leve do carro e a aerodinâmica bem trabalhada.

No entanto, há um detalhe importante a ser observado: a suspensão do Onix Plus é mais firme, o que garante um comportamento dinâmico excelente, ideal para quem busca uma condução mais esportiva. Em vias irregulares da cidade, porém, a suspensão pode ser um pouco dura, o que compromete o conforto, especialmente em pisos irregulares. Isso coloca o Onix Plus em uma posição similar ao Volkswagen Virtus, que também apresenta um desempenho excelente na estrada, mas um conforto limitado no dia a dia.

Recursos de Segurança e Equipamentos: Tecnologia Que Faz a Diferença

O Chevrolet Onix Plus é uma verdadeira usina de tecnologia quando se trata de equipamentos de série, especialmente na versão Premier II. Um dos pontos que realmente se destacam são os seis airbags (frontal, lateral e de cortina), que garantem um nível de segurança bastante robusto para todos os ocupantes. Além disso, o modelo conta com o sistema de controle eletrônico de estabilidade e tração, que é um item essencial para proporcionar uma condução mais segura, principalmente em situações de risco em terrenos escorregadios.

O Onix Plus também vem com assistente de partida em rampa, um recurso que ajuda muito em subidas mais íngremes, especialmente em áreas urbanas, evitando que o carro recue ao tentar sair de um sinal. Outro item de segurança é o alerta de ponto cego, que é uma ajuda adicional para os motoristas que podem não perceber um veículo em suas zonas cegas, o que aumenta a segurança nas estradas e no tráfego pesado da cidade.

Tecnologia do Chevrolet Onix.
Foto: Divulgação

O sistema de monitoramento da pressão dos pneus também é um item importante, pois garante que o motorista esteja sempre atento ao estado dos pneus, algo crucial para evitar acidentes e aumentar a vida útil dos componentes. O Onix Plus ainda se beneficia de um conjunto de sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, que facilitam manobras e aumentam a proteção contra batidas em estacionamentos apertados.

No que diz respeito à tecnologia de assistência ao motorista, o modelo também é bem equipado. A câmera de ré facilita o estacionamento e manobras mais apertadas, enquanto o sistema de estacionamento automático Easy Park é um recurso bastante interessante, permitindo que o Onix Plus se estacione automaticamente, uma verdadeira mão na roda para quem tem dificuldades em estacionar em vagas estreitas.

Custo-benefício: Um Preço Atraente no Segmento de Sedãs

Com tantas características impressionantes, o preço do Onix Plus Premier II se mantém competitivo. A versão Premier, que custa R$ 91.430, oferece um pacote completo de tecnologia, conforto e segurança, tornando-se uma excelente opção dentro do segmento de sedãs compactos. Ao compará-lo com seus principais concorrentes, como o Volkswagen Virtus Highline e o Nissan Versa Exclusive, o Chevrolet se destaca pelo custo-benefício.

Por exemplo, o Virtus Highline custa R$ 98.590, e o Versa Exclusive chega a R$ 104.990, ambos com preços superiores ao do Onix Plus Premier II. Já o Hyundai HB20S Evolution custa R$ 85.090, mas oferece um pacote de equipamentos mais enxuto em comparação com o Onix Plus. A diferença de preço entre o Onix Plus e os SUVs compactos também é considerável. O Chevrolet Tracker Premier, por exemplo, custa R$ 118.580, enquanto modelos como o Jeep Renegade e o Volkswagen T-Cross ultrapassam os R$ 120.000.

Por esse preço, o Onix Plus entrega mais equipamentos de série, além de um visual mais moderno e uma performance que se destaca dentro de sua categoria. A relação custo-benefício é, sem dúvida, um dos maiores atrativos desse modelo, especialmente considerando a quantidade de recursos tecnológicos e de segurança que ele oferece.

Comparativo com os Rivais

Quando o Onix Plus é comparado com seus principais concorrentes, ele se destaca principalmente pelo seu preço competitivo e pela lista de equipamentos. O Volkswagen Virtus Highline, por exemplo, oferece um desempenho semelhante, mas com um preço bem mais elevado. Já o Nissan Versa, apesar de ser bem equipado, não entrega a mesma sensação de sofisticação e de desempenho empolgante do Chevrolet.

Leia Também: Renault Descontinua Modelos Populares: Saiba Tudo Sobre a Mudança!

O Hyundai HB20S, por sua vez, tem um preço um pouco mais baixo, mas não apresenta a mesma quantidade de tecnologia e recursos de conforto e segurança. Além disso, o espaço interno do Onix Plus, especialmente na parte traseira, é mais generoso, o que garante uma experiência melhor para os passageiros.

Quando comparado com os SUVs compactos, o Onix Plus se sai muito bem em termos de custo-benefício, já que oferece um valor significativamente mais baixo, com um pacote de equipamentos que muitas vezes supera modelos que pertencem a segmentos superiores.

O que torna o Chevrolet Onix Plus um dos sedãs mais vendidos no Brasil?

O Chevrolet Onix Plus se destaca pela combinação de design moderno, tecnologia avançada, desempenho eficiente e um ótimo custo-benefício. Ele oferece um pacote completo de equipamentos de série, incluindo itens de segurança, conforto e conectividade, além de um preço competitivo em relação aos concorrentes.

Quais são os principais concorrentes do Onix Plus?

Os principais concorrentes do Onix Plus são o Volkswagen Virtus, Nissan Versa, Hyundai HB20S e, em alguns casos, modelos de SUVs compactos como o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross. Embora esses concorrentes ofereçam boas opções, o Onix Plus se destaca por seu valor agregado e lista de equipamentos.

Quais são as versões disponíveis do Onix Plus?

O Onix Plus está disponível em várias versões, com destaque para a versão Premier II, que é a mais completa da linha. A versão Premier II oferece uma ampla gama de recursos de tecnologia, segurança e conforto, incluindo o sistema multimídia MyLink, Wi-Fi nativo, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e muito mais.

O que vem de série na versão Premier II do Onix Plus?

A versão Premier II do Onix Plus vem equipada com seis airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, direção elétrica, sistema de estacionamento automático, rodas de liga leve aro 16”, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Wi-Fi nativo, entre outros recursos de conforto e segurança.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário