Por que os objetos em um espelho retrovisor estão mais próximos do que eles aparecem?

Os motoristas que já tiveram a experiência de dirigir um carro, provavelmente já leram a mensagem “Objetos no espelho estão mais próximos do que parecem” presente no espelho lateral direito. Mas você sabe por que essa mensagem é necessária? A resposta está diretamente relacionada à segurança do motorista e dos demais veículos na estrada.

A principal razão pela qual os objetos no espelho lateral direito aparentam estar mais próximos do que realmente estão é devido ao formato convexo do espelho. Essa curvatura faz com que a luz se espalhe de forma diferente e gere uma distorção na percepção da distância visualizada pelo motorista.

Outro fator importante para essa distorção é a distância do espelho em relação ao motorista, que é maior em comparação com o espelho lateral esquerdo. Isso faz com que os objetos sejam visualizados em tamanho menor, dando a impressão de estarem mais distantes.

Por que os objetos em um espelho retrovisor estão mais próximos do que eles aparecem?
Por que os objetos em um espelho retrovisor estão mais próximos do que eles aparecem?

Por causa dessas distorções, há um aviso obrigatório nos espelhos laterais direitos dos carros novos vendidos nos Estados Unidos e Canadá. O objetivo é evitar colisões onde o motorista acaba se chocando com outro veículo por acreditar que está longe quando na verdade está muito próximo.

Os espelhos laterais esquerdos não necessitam desse aviso, pois sua superfície é plana e não gera distorção ótica como o lado direito. Entretanto, possuem um maior ponto cego, já que estão mais próximos do motorista.

Guia do Conteúdo

Tecnologia para substituir os espelhos

Essa configuração de dois tipos diferentes de espelhos laterais é distinta em outras partes do mundo, como na Europa. Lá, os veículos possuem dois espelhos convexos, eliminando o ponto cego e tornando a percepção da distância mais precisa.

No entanto, uma nova tecnologia de câmera para espelhos laterais está sendo utilizada na Europa. Essa tecnologia substitui os espelhos e elimina os pontos cegos dos espelhos tradicionais, bem como a distorção de distância. Além disso, há menos ruído do vento e melhor eficiência aerodinâmica.

Atualmente, essa tecnologia está sob revisão pelo Departamento de Transporte e pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA), aguardando aprovação do governo.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

5/5 - (1 votos)

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário