Porsche 911 completa 60 anos e ainda mantém características da 1ª geração
A linha Porsche 911 completa seus 60 anos, e mesmo depois de tanto tempo ele consegue manter as suas principais características da primeira geração do modelo. Entenda muito mais sobre este ícone a seguir na nossa notícia.
Guia do Conteúdo
Porsche 911 um modelo atemporal e icônico: 60 anos no mercado!
Um dos maiores ícones dos automóveis está completando 60 anos, e aqui vamos falar um pouco mais sobre este modelo que possui uma identidade icônica no mundo automobilístico, o carro foi apresentado primeiramente no Salão de Frankfurt (Alemanha), no ano de 1963, mais precisamente em setembro, foi nesse ano que surgiu um ícone mundial com propulsor traseiro e tração traseira, que recebeu o nome de 901.
O modelo chamado de 901 passou a ser chamado de 911 um tempo depois de seu lançamento, pois a Peugeot na época contava com a marca registrada de três números com o zero no meio, como ocorre hoje em dia com o 208, e foi aí que o 901 virou o 911.
O primeiro 9111 entregava um visual inovador e esportivo, sendo que este visual de sua primeira geração, ainda é adotado nos modelos de hoje, pelo menos diversas de suas características, como, por exemplo, o visual arredondado cupê esportivo, faróis arredondados, e uma estrutura que promove uma frente mais ampla, além de possuir duas portas e uma poderosa motorização traseira com tração traseira.

Confira o novo Porsche 911 híbrido!
Quando falamos do primeiro 911, estamos falando de um poderoso motor que gerava 130 cv, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos, o carro continuou evoluindo, até chegar na sua primeira versão icônica e esportiva, o Porshce 911 RS de 1973 que marcou uma geração de fãs, já que o modelo se inspirou em veículos de corridas.
Em 1911 o modelo recebeu uma versão Turbo, que agora gera um total de 260 cv, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos. O Porsche 911 fechou então um ciclo de 20 anos de produção, e com isso 200 mil unidades acumuladas, além disso, nessa época foi apresentado a versão mais famosa do 911, o Carrera, além do Speedster que marcaram o modelo.
Mais para frente na história do Porsche 911, foi apresentado o modelo Semipista GT3. E agora nós podemos dar um salto para a atualidade, onde o modelo se tornou mais tecnológico e potente, adicionando controles eletrônicos, assistentes de direção, novos materiais e um visual bem mais moderno, mas sem deixar suas linhas e origens de lado.
Hoje o modelo se encontra na sua geração 992 do 911, se posicionando com as seguintes variantes no mercado, o Carreara, Carrera T, Carrera Cabriolet, Carrera S, Carrera S Cabriolet, Carrera GTS, Carrera GTS Cabriolet, Carrera 4 GTS, Carrera 4 GTS Cabriolet, Targa 4 GTS, Turbo, Turbo Cabriolet, Turbo S. Turbo S Cabriolet, GT3 RS, Sport Classic e o Dakar contando assim com 17 variantes de uma única linha.

Confira muito mais sobre o Porsche 911 2023
Ficha Técnica do Porsche 911
Pelo fato do 911 ter muitas variações, iremos usar como base a ficha técnica do 911 Carrera 3.0, o modelo de entrada do veículo que conquistou o mundo com seu visual icônico e sua motorização diferenciada. Confira logo abaixo:
Ano | 2022 |
Preço médio inicial | Valor inicial R$ 769.000,00 |
Motor | Combustão |
Combustível | Gasolina |
Seguro médio | R$ 30.505 |
IPVA médio | R$ 33.018 |
Garantia | 2 anos |
Categoria | Coupé |
Porte | Médio |
Passageiros | 4 pessoas |
Portas | 2 portas |
Motorização
Potência | 385 cv a 6500 rpm |
Torque | 45,9 kgf.m 1950 rpm |
Motor | 3.0 |
Cilindros | 6 cilindros opostos horizontalmente |
Válvulas por cilindros | 4 |
Cilindradas | 2981 cc |
Diâmetro | 91 mm |
Curso | 76,4 mm |
Alimentação | Injeção direta |
Sucção de ar | Turbocompressor |
Velocidade | 293 km/h |
Transmissão
Câmbio | Automático |
Marchas | 8 |
Tração | Traseira |
Acoplamento | Embreagem dupla banhada a óleo |
Dimensão
Altura | 1300 milímetros |
Extensão | 4519 milímetros |
Largura | 1852 milímetros |
Entre eixos | 2450 milímetros |
Eixo dianteiro | 1591 milímetros |
Eixo traseiro | 1557 milímetros |
Armazenamento do porta-malas | 132 litros³ |
Peso | 1505 kg |
Tanque | 64 litros |
Suspensão
Dianteira | Independente, McPherson com mola helicoidal |
Traseira | Independente, multibraço com mola helicoidal |
Freios
Dianteiro | Freio a disco ventilado |
Traseiro | Freio a disco ventilado |
Direção
Assistência | Elétrica |
Diâmetro de giro | 11,2 m |
Pneus
Dianteiro | 235/40 19 “ |
Flanco | 94 mm |
Traseiro | 295/35 20 “ |
Flanco | 103 mm |
E aí o que você achou do 911 da gigante Porsche? Deixe a sua opinião sobre este modelo e confira o nosso site Agora Motor, veja notícias, artigos, novidades, lançamentos e acesse a nossa Tabela FIPE Carros! Fique por dentro de tudo em um só lugar!