No final dos anos 80, Porsche 959 Sport era um dos mais rápidos da época
O Porsche 959 Sport Prototype F9 da montadora alemã pode ser o carro mais veloz já fabricado. O modelo foi um dos primeiros protótipos e tem características diferentes dos demais modelos da série, mas mesmo assim é um carro completo e fácil de dirigir graças ao excelente desempenho.
Na década de 1980, houve uma disputa épica entre dois supercarros: o Ferrari F40 e o Porsche 959. O F40 usava tecnologia analógica, enquanto o 959 era um carro mais computadorizado que também foi utilizado nas estradas e pistas e em jogos como The Duel: Test Drive II. Antes, o Ferrari era mais conhecido por sua performance superior quando comparado ao Porsche. No entanto, essa situação mudou com a chegada do Porsche 959 Sport.
Recentemente, o Porsche 959 Sport F9 foi testado por Henry Catchpole no programa The Driver’s Seat. O F9 é um dos primeiros protótipos do modelo e um dos 959s mais velozes construídos. Geralmente, os modelos 959 Sport pesam cerca de 100 kg a menos do que os modelos “Comforts”, mas estima-se que o F9 seja ainda mais leve, com cerca de 200 kg a menos.

Guia do Conteúdo
Aceleração surpreendente
O modelo F9 foi equipado com uma versão mais potente do motor six-twin-turbo, aumentando a potência de 450 para 508 cavalos. Com tração nas quatro rodas, o desempenho é surpreendente mesmo nos dias atuais. Ele pode acelerar de zero a 60 milhas por hora em apenas 3,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de até 100 milhas por hora em apenas 8,3 segundos.
Embora seja um protótipo, o F9 tem algumas características diferentes dos demais modelos da série. Foi utilizado para testar transmissões em climas diversos, como Suécia e Argélia, e não possui as saídas de escape padrão do 959, utilizando escapamento duplo que lembra os dos carros muscle clássicos. Além disso conforme informações do Motor1, ele também tem cerca de uma dúzia de outras diferenças menores, incluindo asas em formatos diferentes, ausência de lavadores de faróis e algumas peças feitas à mão.
No entanto, todas essas características adicionam um toque especial ao modelo. O 959 participou de diversos eventos como o Paris Dakar Rally e as 24 Horas de Le Mans.
O modelo F9 está à venda na Girardo & Co por um preço não revelado. Os modelos Porsche 959 normais raramente são vendidos e, quando são comercializados, podem chegar a custar entre US$ 1,5 a 2 milhões de dólares. As versões especiais como sobreviventes protótipos comandam muito mais dinheiro. Como o carro considerado o Porsche 959 mais rápido produzido pela montadora, o modelo F9 é realmente muito especial.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
