Porsche trabalha em carro elétrico de 1.300 km de autonomia e tempo de recarga de 15 minutos!

Prepare-se para conhecer o futuro da mobilidade! A Porsche está trabalhando em um novo carro elétrico que promete revolucionar o mercado automotivo.

Com uma autonomia de 1.300 km e um tempo de recarga de apenas 15 minutos, esse veículo é um verdadeiro marco tecnológico. Se você é apaixonado por carros e deseja saber mais sobre essa incrível novidade, continue lendo este artigo!

Porsche trabalha em carro elétrico com autonomia gigantesca!

A Porsche está trabalhando em um carro elétrico que terá uma autonomia de 1.300 km e tempo de recarga de apenas 15 minutos.

Porsche trabalha em carro elétrico de 1.300 km de autonomia e tempo de recarga de 15 minutos!
Um Porsche sendo carregado – Fonte/Reprodução: Porsche.

A notícia foi divulgada pela Porsche Engineering Magazine, onde especialistas da Porsche Engineering falaram sobre as tecnologias de bateria atuais e de próxima geração e para onde os EVs como o Taycan e o Macan EV podem ser direcionados nas gerações futuras.

Como a tecnologia de bateria atual pode ser melhorada?

Os engenheiros da Porsche explicam que o lítio é atualmente o padrão ouro para a tecnologia de baterias, mas apresenta falhas, especialmente do ponto de vista da segurança. Uma observação interessante foi a otimização do anodo, especificamente usando silício em vez de grafite, como é a norma atual.

Como a tecnologia de bateria atual pode ser melhorada?
Diagrama das baterias em um carro – Fonte/Reprodução: Porsche.

De acordo com o Dr. Falko Schappacher, Diretor Comercial e Técnico do Centro de Pesquisa de Baterias MEET da Universidade de Munster, os ânodos de silício podem aumentar em dez vezes a capacidade da bateria e permitir tempos de carga inferiores a 15 minutos.

Qual é a grande novidade?

O grande avanço virá das baterias de estado sólido. Ao usar uma matriz de eletrólito sólido no lugar de um eletrólito líquido alojado em um separador, essas baterias não apenas seriam mais leves, mas também mais compactas.

E a falta de fluido os tornaria mais estáveis e menos perigosos para incêndio. “O plano para células sólidas é que o separador clássico seja completamente substituído por uma fina camada de eletrólitos sólidos”, explica a Dra. Stefanie Edelberg, engenheira especialista em células de bateria da Porsche Engineering. “O eletrólito sólido é então eletrólito e separador em um.”

Essa tecnologia aumentaria a densidade de energia em até 50% e resultaria em tempos de carregamento significativamente mais rápidos.

Quando essa tecnologia estará disponível?

Enquanto muitas marcas estão investigando SSBs, e a BMW espera testar protótipos ainda este ano, ainda não há uma resposta definitiva sobre quando eles podem se tornar viáveis. No entanto, a Porsche ainda vê a tecnologia da bateria melhorando rapidamente em breve.

“A médio prazo, podemos esperar que a combinação da nova química do ânodo e o empacotamento denso das células permitam um alcance do veículo de 1.300 km (800 milhas)”, disse o Prof. Maximilian Fichtner, Diretor do Helmholtz Institute Ulm (HIU) e chefe da unidade de pesquisa de sistemas de armazenamento de energia no Karlsruhe Institute of Technology (KIT).

Quais são os desafios para essa tecnologia?

Isso exigiria novos carregadores, aqueles com resfriamento ativo para permitir uma condução confiável de energia entre a estação de carga e o carro, especialmente para taxas de carregamento de mais de 500 kW. Isso pode acontecer com cabos de carga refrigerados a líquido, uma tecnologia que a Tesla indicou que chegará à sua rede Supercharger.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário